Cinthia Ribeiro
Cinthia Ribeiro

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, voltou a usar o X (antigo Twitter) para mandar recados políticos e se posicionar.

Ela endureceu o tom sobre a situação no PSDB, que tem tido investidas do deputado federal Vicentinho Júnior, pré-candidato ao governo. Ela já citou o nome dele, mas mandou recados.

“Na política existem divergências. O que não se pode aceitar é a deslealdade travestida de projeto. Muito menos quando ela se manifesta como violência política, tentativa de tomada de partido, ignorando regras, história e democracia interna. Estou presidente do diretório @PsdbTocantins, eleita, legitimada e reconhecida nacionalmente. Não por imposição. Mas por construção política, diálogo e respeito às instâncias partidárias. Assim como acontece no @PSDBMULHER45, com regimento interno e estatuto próprios”, disse.

Ela afirmou ainda: “Causa estranheza ver quem se apresenta como “defensor da democracia” tentar entrar no @PSDBoficial atropelando princípios básicos, pressionando lideranças nacionais e desrespeitando a militância local. Falta ética e também é antidemocrático. Tem deputado que tenta mais uma vez repetir um método que o Tocantins e o país já conhece e repudia: quando uma mulher lidera, ele tenta deslegitimar, desestabilizar e tomar o comando. Tapetão não é “mero incômodo”. Conquiste no voto e seja legítimo”, disse.

Ela afirmou ainda: “Esse mesmo roteiro já foi usado no TO contra a senadora Dorinha @profdorinha, na federação União Brasil/PP. E mesmo estando em outra legenda, tem minha sororidade e empatia. Não funcionou lá. E não funcionará aqui. Não se constrói um projeto para o Tocantins rasgando a democracia interna de um partido, nem tentando impor candidatura “de cima para baixo”, ignorando bases, diretórios e história. Gente nova com discurso ultrapassado e práticas da velha política. A tentativa de usar articulações nacionais, inclusive junto ao comando do partido liderado por @AecioNeves, para pressionar uma direção estadual legítima, diz muito mais sobre o método e sua índole do que sobre o discurso. Na dúvida, não temos dúvida”, pontuou.

A ex-gestora da capital chegou a dizer ainda: “O @PSDBoficial não é um balcão de negócios. Não é um atalho eleitoral. E muito menos um espaço onde mulheres só são aceitas enquanto obedecem ou cedem. Uma nação é medida pela forma que trata suas mulheres, nossa sociedade é um partido também. Resistir a esse tipo de movimento não é uma defesa pessoal. É uma defesa institucional, democrática e necessária para preservar o partido, suas regras, sua história e sua integridade. Somos a social democracia por ideal, não por oportunismo”, pontuou.

Cinthia continuou; “A direção nacional do PSDB, sob a liderança do presidente @AecioNeves e no @ITV_Oficial com @marconiperillo, tem um papel central nesse momento: zelar pelas regras, pela democracia interna e pela coerência do partido. Discurso e práticas aliadas à legislação eleitoral.Não se fortalece o @PSDBoficial abrindo espaço para movimentos oportunistas que tentam substituir lideranças legitimadas por imposição política ou vaidade. Muito menos quando isso atinge diretamente mulheres que estão no comando. Movimento antagônico à ordem mundial.Seguiremos dialogando com quem respeita o @PSDBoficial. Mas não aceitaremos imposições, chantagens políticas ou ataques disfarçados de “projeto”. Democracia se constrói com respeito. E liderança se exerce com coragem!!!”, chegou a dizer.

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!