Damaso solicita à ministra da Agricultura inclusão do Tocantins em programa de conectividade no campo com sinal 5G

O deputado Osires Damaso (PSC/TO) esteve reunido nesta quarta-feira, 09, com a ministra da Agricultura Tereza Cristina para pedir a inclusão do Tocantins no Projeto Conectividade no Campo com sinal 5G. Em 19 de maio o Ministério da Agricultura apresentou um estudo que será a base para ampliação de conectividade no campo na região do Matopiba, mas que não incluía o Tocantins. O projeto tem o objetivo de oferecer cobertura de internet no modelo telecom (sinal 2G, 3G, 4G) na zona rural até o ano 2026. Nesse estudo constava o modelo 5G apenas para os estados do Maranhão e Bahia, com 34 municípios contemplados.

Damaso justificou o crescimento da produção de grãos no Estado para a inclusão do Tocantins no projeto e que, com a oferta de mais conectividade, será viável adquirir tecnologia para desenvolver ainda mais o agro no Estado.

A ministra Tereza Cristina informou ao parlamentar que há planos de atender a solicitação do parlamentar. No modelo apresentado no estudo, o Tocantins está contemplado com conectividade até o modelo 4G. O impedimento no momento é que, até agora, há apenas cinco torres disponíveis para a conectividade 5G, mas que é uma questão de tempo para que seja ampliado e atender o Tocantins e demais regiões.

A região do Matopiba é uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com 337 cidades. Representa 12% da produção nacional de soja, com mais de 15 milhões de toneladas por ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ainda segundo dados da Conab, a soja, que é o principal produto agrícola do Tocantins, deve ter crescimento na produção na safra 2020/2021, com crescimento de 3,9% de área plantada vai aumentar 3,9%, e aumento da produção de 1,5%. O total de grãos do tipo que serão produzidos deve chegar a 3,6 milhões de toneladas.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!