
O Partido Verde do Tocantins (PV) realizou, na manhã desta quarta-feira, 7, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), ato de filiação que reforça sua estratégia política para as eleições de 2026.
A sigla passou a contar oficialmente com Avanilson Karajá, chefe do escritório no Tocantins da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), e Hará Javaé, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-TO), duas lideranças de forte representatividade junto aos povos indígenas e às políticas públicas de saúde. As fichas de filiação foram assinadas pelo presidente estadual do PV, Marcello Lelis, que destacou o simbolismo e a relevância política do momento.

Lideranças indígenas fortalecem o Partido Verde
Segundo Marcello, a chegada de Avanilson Karajá e Hará Javaé representa um passo importante na construção coletiva do Partido Verde.
“Recebemos dois grandes líderes indígenas, que chegam para somar e ajudar na construção do partido, trazendo experiência, representatividade e legitimidade. Como presidente do PV eu sempre acreditei e defendi que partido não tem dono, partido é construção coletiva. É isso que iremos fazer juntos: fortalecer o PV e avançar na defesa das bandeiras ambientais, sociais e indígenas”, afirmou.
Claudia destaca importância política
A deputada estadual Claudia Lelis (PV) também participou do ato e ressaltou a relevância das novas filiações para o projeto político do partido no estado. Para a parlamentar, a chegada de lideranças indígenas amplia o diálogo do PV com setores estratégicos da sociedade e fortalece a construção de uma agenda política mais inclusiva e conectada com as demandas reais da população tocantinense.
“São nomes que agregam densidade política, experiência na gestão pública e uma visão alinhada às causas ambientais, sociais e de saúde, que são pilares do Partido Verde”, pontuou.
Olhar voltado para as eleições de 2026
Com foco nas eleições de 2026, o ato de filiação já sinaliza os próximos passos do PV no Tocantins. Os dois novos filiados manifestaram intenção de disputar cargos eletivos no próximo pleito. Avanilson Karajá declarou interesse em concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, enquanto Hará Javaé é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Verde.
A movimentação reforça a estratégia do partido de ampliar sua presença no cenário político estadual e nacional por meio de candidaturas com forte vínculo social, representatividade indígena e atuação nas áreas ambiental, social e de saúde pública.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!