
O deputado estadual Gipão (PL) declarou publicamente nesta sexta-feira, 1º, seu apoio ao também deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), como pré-candidato ao governo do Tocantins em 2026. A declaração do deputado foi durante o programa O Quarto Poder, da jornalista de Araguaína, Silene Borges.
“Eu sou Amélio. Eu vejo ele muito preparado, já foi prefeito de uma cidade pequena, então ele sabe. Conheço politicamente”, afirmou, ao justificar sua decisão.
Segundo Gipão, o cenário atual de pré-candidaturas ao Palácio Araguaia é formado por nomes preparados e respeitáveis, mas ele acredita que Amélio reúne um conjunto de experiências que o credenciam de forma especial para governar o Estado.
“O Amélio foi prefeito de Esperantina, uma pequena cidade no meio do Bico do Papagaio. Então, ele sabe as reais necessidades das menores cidades. Tem uma experiência muito grande, com cinco mandatos de deputado estadual, dois como presidente da Assembleia Legislativa. Eu sou Amélio por entender que ele está super preparado para governar o nosso Estado”, ressaltou.
O deputado também destacou seu estilo político direto e disse que, ao contrário de muitos, prefere assumir posições públicas sem hesitação:
“Eu tenho um defeito muito grande ou uma qualidade. Eu não sei ficar em cima do muro. Eu sempre decido, declaro com quem estou. Então, Amélio, para o bem do nosso querido Tocantins.”
E se Wagner for candidato?
Questionado sobre uma eventual candidatura do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (União Brasil), ao governo estadual, Gipão foi cauteloso, mas afirmou acreditar que Wagner deve seguir com seu mandato municipal.
“Eu creio que o Wagner não vai ser candidato a governador, até porque ele está fazendo um grande mandato por Araguaína. Mas a política é cheia de surpresas. Ele é uma esperança, uma novidade muito positiva para o Tocantins. É um grande gestor, e é jovem. O Wagner tem 40 e poucos anos. Então ele pode ser governador daqui a quatro anos. Tem muito tempo. Ele precisa concluir em Araguaína o que Araguaína precisa dele.”
Ao comentar o cenário político estadual, o deputado ainda projetou que tanto Wagner quanto o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos), deverão concluir seus mandatos atuais, sem disputas antecipadas.
“Tenho conversado muito com o Wagner e, com certeza, ele vai concluir o mandato dele de prefeito, assim como o Vanderlei vai concluir o mandato dele de governador”, concluiu.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!