Disputa a todo vapor no PT! Nacional valida resultado do 1º turno em maioria dos diretórios e quer garantia de fiscalização no 2º turno

A Direção Nacional do PT decidiu, por 7 a 1, e validou as eleições na maioria dos diretórios municipais.

O diretório determinou que a apuração seja feita de forma transparente e com a participação de todas as chapas.

Neste domingo, 27, o PT Tocantins terá segundo turno entre Nile William e Diego Montelo.

Nile repercute

O candidato Nile repercutiu a posição da nacional: “De um lado, quem defende o partido respeita sua militância e quer reconstruir o PT com participação e democracia. Do outro, quem criminaliza companheiros e tenta controlar o partido de forma autoritária”, afirmou o candidato que é oposição ao atual presidente, José Roberto Forzani.

Veja em detalhes o que a nacional decidiu:

  • A Câmara de Recursos analisou os recursos das chapas 400, 420, 480 e 490, contra a decisão da Executiva Estadual que anulou o PED em diversos municípios
    e, 7 votos a favor e 1 contrário, portanto de forma terminativa, decidiu:Relatório Reunião da Câmara de Recursos 27 de julho de 2025
  1. Validar as eleições realizadas em Arraias, Bandeirantes do Tocantins, Colinas do Tocantins, Esperantina, Itacajá, Mateiros, Miranorte, Muricilândia, Peixe, Praia Norte, Wanderlândia e Xambioá.
  2. Validar em Goiatins, Presidente Kennedy, Silvanópolis e Tabocão, para fins de registro das direções municipais, sem a totalização do resultado estadual e nacional, em função da ausência de envio da documentação obrigatória, dentro do prazo.
  3. Anular a eleição no município de Tocantinópolis, determinando a realização de nova eleição, em nível municipal, na data do segundo turno do PED, sob supervisão da Comissão Executiva Estadual.
  4. A realização do segundo turno entre os candidatos Diego Montelo e Professor Nile, com garantia plena de fiscalização por parte das chapas envolvidas,
    especialmente nos municípios que apresentaram questionamentos ou inconsistências;
  5. A constituição de uma Comissão Especial de Revisão da Totalização, composta por representantes das chapas e da instância estadual, com a finalidade de verificar e corrigir eventuais erros materiais na apuração do primeiro turno, assegurando transparência no cálculo das vagas para a composição das instâncias partidárias;
  6. Que os procedimentos sejam conduzidos com base em critérios técnicos objetivos, respeito ao contraditório e à ampla defesa, em ambiente de diálogo e cooperação entre as partes envolvidas, com vistas à preservação da unidade partidária e à integridade do processo democrático interno.

Ao final da reunião, foi solicitado a todos os membros que não divulgassem qualquer informação sobre os resultados ou deliberações, até que todos os encaminhamentos fossem conferidos e a ata final da reunião fosse oficialmente divulgada. Informações que não constem expressamente na ata final da reunião não serão reconhecidas como oficiais, não se assumindo qualquer responsabilidade por sua divulgação ou utilização.

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!