
O senador e vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, tem papel de destaque durante a agenda política nos municípios tocantinenses ao lado da senadora Professora Dorinha e do deputado federal Carlos Gaguim. Em todos os compromissos, o trio demonstrou sintonia política e alinhamento estratégico, reforçando o discurso de unidade e cooperação em favor do Tocantins.
Durante as falas públicas, Eduardo Gomes fez questão de defender o nome e a trajetória de Carlos Gaguim, relembrando a disputa estadual de 2010, quando enfrentou uma das eleições mais acirradas da história política do Estado, contra Siqueira Campos. O senador destacou que Gaguim participou da eleição estadual mais difícil já vivida no Tocantins, ressaltando sua coragem e experiência política.
Gaguim e Eduardo também reforçaram publicamente a atuação da senadora Professora Dorinha no Congresso Nacional. Ambos elogiaram sua competência e lembraram que, por diversas vezes, ela foi escolhida para coordenar a bancada federal do Tocantins, justamente pelo reconhecimento de sua capacidade técnica e habilidade de articulação. Eduardo chegou a afirmar que estranha críticas pontuais feitas por alguns políticos que sempre elogiaram e votaram em Dorinha para funções de liderança.
Nos municípios visitados, o entrosamento entre os três ficou evidente, principalmente no que diz respeito à destinação de recursos para o Tocantins e para as cidades contempladas neste mandato. A agenda foi marcada por discursos que destacaram parceria, responsabilidade fiscal e compromisso com investimentos estruturantes.
Em suas declarações, Eduardo Gomes também enfatizou a relação de amizade e parceria institucional com o governador Wanderlei Barbosa, saindo em defesa clara de números e aspectos da gestão estadual, especialmente no que se refere à saúde financeira do Estado.
Taguatinga
O senador elogiou Paulo Roberto e disse que ele sempre foi correto e combativo.
“Está dando a partida num momento histórico e de muita responsabilidade”, disse sobre o gestor e a aliança anunciada.
Gomes saiu em defesa ainda de Dorinha lembrando sua liderança política no Congresso. “Taguatinga vai ser uma bússola para muitos dos 139 municípios do Tocantins, todos sabem de sua firmeza e sua decisão leva um simbolismo muito forte”, disse.
“O Sudeste vem recuperando prestígio”, analisou sobre a região.
“Podem fazer o que quiser mas o sudeste vai poder dizer que além de ter a primeira mulher governadora, vai ter a primeira mulher do sudeste”, disse se referindo ao fato de Dorinha ter chegado no Tocantins pela histórica Arraias.
“A gente não tem tempo a perder com brigas inúteis”, afirmou.