????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Centena de prefeitos e gestores públicos do Tocantins foram orientados pelos ministros Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), a implementarem mecanismos e práticas de Governança nas gestões locais. As experiências e orientações sobre o tema foram repassadas pelos ministros durante o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, edição Tocantins, promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e pela Rede Governança Brasil (RGB), na noite desta quinta-feira, 18, no auditório da ATM, em Palmas.

A primeira palestra foi proferida pelo ministro Nardes, que deixou evidente a intenção da grande maioria dos ministros que julgam contas públicas. “Nós queremos sempre orientar os prefeitos e fazer políticas preventivas. Então, oriento que parem suas gestões por três, quatro meses para exclusivamente fazerem planejamento estratégico. Pensem os Municípios em cenários daqui 20, 30 anos. Se vocês implantarem a Governança irão estar à frente de muitos Estados”, disse o ministro, ao citar o Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a política de Governança da administração pública federal direta, autarquias e fundações.

O ministro da CGU, Wagner Rosário, abordou a Governança e o papel do Compliance nas instituições públicas. “Quando falamos em Complice estamos falando sobre integridade, estamos falando de uma mudança de cultura, fazer da corrupção algo inaceitável. A integridade é um braço da boa Governança, com valores princípios e ética. Tem que ter um sistema que reduza as oportunidades de corrupção” disse o ministro, ao recomendar aos prefeitos que implementem controles internos para acompanhar processos e situações que permeiam as administrações públicas, e que necessitam de atenção e cuidado por parte do gestor.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, frisou que os prefeitos não querem errar, e que o seminário visa justamente orientar os gestores a buscarem cada vez mais controle de suas administrações. “Nenhum prefeito quer pendências com órgãos de controle e fiscalização ao término de seus mandatos. Nós (prefeitos) queremos sempre aprender e é para isso que estamos aqui. Temos a humildade em escutar aqueles que podem nos ensinar. Queremos uma Governança de excelência em nossos Municípios”, disse o presidente, que agradeceu a parceria com a RGB, na pessoa do vice-presidente, Flávio Feitosa, na realização do evento e no envio de consultores e técnicos para ensinar e esclarecer os gestores sobre aspectos da administração pública com probidade.

O prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, agradeceu a ATM pela realização de seminário sobre Governança.  “Na condição de prefeito em primeiro mandato, estamos bastante satisfeitos com o evento, e pelas palestras esclarecedoras que foram colocadas. Vamos buscar implementar mecanismos de Governança, em direção ao acerto e ao zelo dos recursos públicos, para que os benefícios, serviços e obras cheguem a quem mais precisa” disse o gestor.

O seminário de Governança segue nesta sexta-feira (19) com palestras sobre Governança, Compliance, gestão de riscos, entre outros temas.

Presenças

Participaram da solenidade o senador Irajá, os deputados federais Carlos Gaguim e Profª Dorinha, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Napoleão e o vice-presidente da Rede Governança Brasil, Flávio Feitosa.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!