Em sessão solene, Claudia Lelis reforça importância da rede de proteção a mulher e a equiparação salarial de gênero no Tocantins

Durante sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher, nesta quinta-feira,09, na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Claudia Lelis (PV) cobrou que a rede de proteção à mulher realmente funcione e ajude a mulher vítima de qualquer violência. Lelis também lembrou que a luta pela participação feminina com equiparação salarial deve ser constante e que a mulher pode e deve ocupar todos os espaços que quiser. “ Esse equilíbrio nos cargos de gestão entre mulheres e homens fazem toda a diferença”, afirmou Claudia.

A sessão em homenagem às mulheres foi presidida pela deputada estadual Janad Valcari ( PL) pelas deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (UB), que passaram a ocupar a 1ª e 2ª Secretarias.

 

Presidente do TJ e Capitã Roberta

A deputada Claudia Lelis homenageou e entregou o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva para a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Filipe . “Esse título representa muito tudo o que a senhora representa, uma mulher que luta pela participação feminina com igualdade e um exemplo que muito nos orgulha é a atual mesa diretora do Tribunal de Justiça que, pela primeira vez, em 34 anos, é comandada por mulheres, sendo referência hoje para o País”, afirmou Lelis.

A segunda homenagem foi para a Capitã Roberta – Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, que comanda a PMP e vem realizando um importante instrumento para a proteção da mulher em situação de violência doméstica.

“Aqui nesta Casa, Capitã Roberta, buscamos defender projetos de Lei que possam contribuir com o trabalho da PMP, porque somente com uma rede de proteção forte e atuante, as ocorrências que a patrulha atende irão diminuir. Sabemos que a violência raízes culturais e históricas e que o combate tem que ser através da união de toda a sociedade”, destacou Lelis.

A homenagem

O Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva é uma honraria criada pela resolução nº 30, de 20 de dezembro de 2011, de autoria da deputada estadual, Josi Nunes, para honrar as mulheres que contribuíram e contribuem para o crescimento e o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!