
Maju Cotrim
O advogado e Professor Nile Willian já venceu as eleições pelo comando do PT no Tocantins. Ele disputou contra Diego Montelo no 2º turno. Foi a vitória do grupo da oposição contra o do atual presidente e ex-deputado, José Roberto Forzani. O partido tem pouco mais de 20 mil filiados.
Em Palmas, a petista pioneira Rosimar do PT foi eleita. Nile concedeu à Gazeta sua primeira entrevista após vencer as eleições na manhã desta segunda-feira, 28.
“A prioridade vai ser a reestruturação do partido nos diretórios e nos municípios”, disse.
Mesmo após uma disputa com muitos desdobramentos e questionamentos, ele afirmou que “não considera” que derrotou ninguém. “O PT venceu um processo importante e vira mais uma página da sua história”, disse. A posse deve acontecer até setembro.
Oposição?
Em comentou, se considera que o partido deve ser oposição ao governo do Estado. “minha opinião é que na primeira reunião vamos votar se o partido participa ou não do governo Wanderlei e minha posição pessoal é de ser oposição”, disse. O veredito final será da executiva.
“O governo não cumpre agenda com a classe trabalhadora, agride o presidente Lula, esse governo não representa nenhum anseio da classe trabalhadora”, chegou a engrossar o tom ao falar da atual gestão estadual.
2026
“O PT vai apresentar à sociedade um projeto que tenha como objetivo o combate à fome e desigualdades socioeconômicas e a candidatura será colocada a partir da pessoa que represente melhor esse projeto”, disse ao evitar citar nomes. “Tem vários nomes”, disse.
Questionado se pode disputar algum cargo em 2026, ele não negou nem confirmou: “Tudo será decidido dentro do partido”, disse.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!