
Cobertura Gazeta do Cerrado
O PSDB, legenda comandada pela ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, promoveu na manhã desta quinta-feira, 12, em Palmas, um encontro político que reuniu importantes lideranças da sigla e aliados estratégicos.
Estiveram presentes o vice-governador e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Laurez Moreira, o senador Irajá, além dos deputados tucanos Eduardo Mantoan e Júnior Geo.
O evento foi marcado por discursos alinhados à construção de uma agenda conjunta para 2026, com ênfase na reorganização partidária, fortalecimento das bases no interior e consolidação de um projeto político competitivo para o Estado. Não houve, porém, definições claras sobre, por exemplo, como ficará uma possível composição das legendas nem qual cargo Cinthia Ribeiro pretende disputar este ano.
O foco foram mais discursos, elogios à Cinthia Ribeiro e a renovação de alguns diretórios da legenda. Mantoan comanda o partido na capital.

Cinthia disse que o encontro não era para tratar de candidaturas e sim de projetos. “Diante da adversidade, você tem duas escolhas: se tornar vítima do processo ou você virar protagonista da sua própria história”, disse ao lembrar sua trajetória.
Ela fez algumas críticas ao sistema político e defendeu o protagonismo das mulheres na política. “Ninguém sabe o que o calado quer. É hora da gente colocar o pé na estrada e ouvir as pessoas para resgatar a esperança do eleitorado”, disse.

Cinthia defendeu que a política deve ser feita de forma “orgânica” e “desprovida de vaidade”. Ela classificou o atual cenário político como um “céu imenso de oportunidades”, citando pesquisas que indicam que a maioria da população ainda não definiu seus candidatos para o governo.
Laurez

O vice pré-candidato fez uma série de críticas pintando um suposto “cenário caótico” no Estado em várias áreas, reclamou das rodovias, comparou a Educação com sua gestão em Gurupi e falou de sua biografia. “As pessoas tratam o estado como se fosse propriedade”, disse.
Ele disse sobre a presidente Cinthia: “A Cinthia é uma mulher preparada para o que ela quiser do Estado do Tocantins, tem direito de escolher. Tem uma boa história, um bom serviço prestado e nos orgulha muito disso. Vamos juntos construir o Tocantins dos nossos sonhos. Pra frente, Tocantins!”, disse.
Irajá

Irajá falou bastante e disse a Cinthia: “você vai ser o que você quiser! Eu tenho certeza disso! Eu só sei que deputada estadual ela não será porque, né, vai criar um baita de um grande problema. Mas ela poderá ser governadora do estado do Tocantins, tem trabalho prestado para isso, experiência para isso, política administrativa; poderá ser senadora da República ou deputada federal”, disse.
Mantoan

O deputado Eduardo Mantoan analisou: “O cenário é fragmentado, indefinido e aberto”, disse. Ele afirmou ainda: “Enquanto alguns disputam espaço na base do ruído, nós vamos construindo influência na base da confiança”, apontou.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!