Entre elogios, silêncios e olhares: Tocantinópolis expõe o “jogo” político público da cordialidade; Veja como foram os bastidores

O evento de inauguração do parque Boa Vista tem várias observações políticas. Oficialmente cada um na sua com base apenas nos cumprimentos de praxes e sem sinalizações de ordem política. O anfitrião, prefeito Fabion Gomes (PL) mostrou prestígio e bom trânsito em vários grupos .

O evento foi marcado por um clima normal de institucionalidade, no qual todos se cumprimentaram normalmente, sem nenhuma sinalização mais clara política. Fabion recebeu bem a todos junto com sua família, dando espaço para todos os seus aliados inclusive fez questão que Janad Valcari também discursasse.

Vários prefeitos de cidades vizinhas estavam presentes, a maioria deles observando cautelosos as posturas do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), que por sua vez, chegou junto com o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) e com parte da sua equipe de gestão após passar o dia em vários municípios.

O autor do recurso

A obra foi construída com 4 milhões destinados pelo senador Eduardo Gomes, porém, claramente apenas a deputada estadual Janad Valcari e o presidente da assembleia Amélia Cayres fizeram referência a esta questão. Gomes foi prestigiado por vários gestores da região.

Jair e o chambari

No seu estilo calma e tranquilo o deputado estadual Jair Farias chegou cedo percorreu várias barracas e junto com vários prefeitos comeu um bom chambar. Prestigiou Fabion e o senador Eduardo Gomes, seu aliado .

Boni presente

A presença da figura histórica José Bonifácio no evento foi muito citada por todos os políticos presentes assim como sua história com o Tocantins e da família na região do bico.

Festa?

coincidência ou não o deputado federal Vicentinho Júnior em sua fala disse que a agenda do governador Laurez Moreira foi sim “uma festa” daquelas que o povo gosta que é entregando benefícios, ele disse isso após declarações do prefeito de Axixá, Auri mais cedo á Gazeta.

Caras e bocas

Da boca pra fora as falas eram todas cordiais e padrões mas foram muitas as “caras e bocas” durante algumas falas. Teve até político dormindo.

Vicentinho parte 2

O deputado ainda disse em seu discurso: “O Tocantins serve para todos nós principalmente para os que gostam de trabalhar”, disse.

Todos somos provisórios

O senador Eduardo Gomes deu um recado político claro ao dizer a todos os presentes que todos inclusive ele são provisórios na política. Segundo ele apenas o sentimento de irmandade tocantinense é que não é provisório.

Dimas citado

O ex-prefeito de Araguaína e secretário de Estado do Planejamento, Ronaldo Dimas, foi muito citado e cumprimentado nos discursos.

Haja elogios

A estratégia adotada principalmente pelo governador LAUREZ foi render elogios a todos os presentes inclusive ao Senador Eduardo Gomes a quem ele disse orgulhar muito do Tocantins e ainda o Amélia Cayres a quem chamou de pacificador.

Paulinho pré-candidato

O ex prefeito Paulinho, pré candidato a deputado estadual, foi muito saudado nos discursos e Laurez na sua linha de série de elogios chegou a dizer: “ Não tenho dúvida que vai ser um excelente deputado, tenho convicção que será um dos deputados mais votados. Tocantinópolis não pode ficar sem nenhum deputado estadual”, disse.

Chove chuva

E tudo terminou em chuva o senador Eduardo Gomes e o governador Laurez tiveram que falar rapidamente em razão da chuva que acabou dispersando e encerrando a parte institucional do evento.