Janad é intimada pela Justiça a esclarecer sobre licença parcial de Júnior Brasão em até 72 horas

A presidente da Câmara de Palmas, vereadora Janad Valcari (Podemos) foi intimada a se manifestar em até 72 horas sobre a licença do vereador Júnior Brasão (PSB), que teria sido feita de forma parcial. O parlamentar pediu 140 dias  a partir de 15 de setembro, 91 deles em 2021 e o restante em 2022. Apenas o primeiro pedido foi aceito. A intimação foi determinada pela 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos.

Júnior Brasão solicitou a retificação e a suspensão do início da vigência da licença, mas foi negada. A defesa do vereador afirma que é possível o afastamento por motivos particulares sem remuneração por mais de 120 dias caso o período inicie em uma sessão legislativa, continue e finalize na subsequente, como foi o caso do pedido. “O periculum in mora [perigo da demora] encontra-se demonstrado, uma vez que o impetrante [Brasão] possui o escopo de atender à determinação do partido, no sentido de fortalecimento da sigla em todo o Estado, isso devido à proximidade das eleições, bem como proceder à instalação de comissões provisórias nas localidades inexistentes”.

Na época, o PSB tentou que o coletivo Somos assumisse a vaga de Júnior, porém, Janad indeferiu e afirmou que o Regimento Interno da Casa não prevê a convocação de suplente por interesse particular.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!