Candidato a prefeito de Porto Nacional - Otoniel Andrade - Foto: Eidimarques Vaz
Candidato a prefeito de Porto Nacional - Otoniel Andrade - Foto: Eidimarques Vaz

Candidato a prefeito de Porto Nacional – Otoniel Andrade – Foto: Eidimarques Vaz

Implantar um parque aquícola no lago da Usina de Lajeado, em Porto Nacional, gerando emprego e renda para a população. Foi o que defendeu o candidato a prefeito do município, Otoniel Andrade (PTB), em reuniões realizadas na noite desta quinta-feira, 1, com moradores dos setores Alto da Colina e Jardim Querido.

A criação e implantação do parque aquícola, segundo ele, seria apenas a primeira fase do projeto. Em um segundo momento serão atraídas empresas para o processo de industrialização do pescado, sendo que as duas etapas vão gerar emprego para os portuenses, com a consequente movimentação da economia local.

“A tilápia é um dos peixes mais consumidos no mundo, e nós temos água em abundância e um clima adequado para a criação desse pescado. Portanto, não estou vendendo sonho; é perfeitamente fazer isso aqui, como o município de Brejinho de Nazaré já fez. Para isso, basta vontade política e experiência de gestão, o que já demonstrei que temos”, enfatizou.

O que é

De acordo com César Soares dos Santos, professor do Curso a Distância de Criação de Tilápias em tanques-rede, parque aquícolas são áreas mapeadas com o aval do Ministério da Pesca que podem ser requeridas por pessoas físicas ou jurídicas para exercerem atividade de piscicultura, dentro dos padrões e normas estabelecidos nos documentos de licenciamento ambiental.

Gestão eficiente

Nas duas reuniões, Otoniel destacou também a necessidade de uma aplicação correta e eficiente dos recursos públicos. “Em 2016, último ano da minha gestão, Porto Nacional foi o município tocantinense mais eficiente no uso dos recursos públicos”, lembrou.

A afirmação do prefeiturável está embasada no levantamento realizado anualmente pelo Instituto Datafolha, do grupo Folha de São Paulo, e faz parte do Ranking de Eficiência dos Municípios. “Podem pesquisar na internet, está lá. Agora, mais experiente, vamos fazer uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos. Isso é respeito ao dinheiro que pertence ao povo portuense.”, concluiu.

“Na tarde desta quinta-feira, 1, participei de uma reunião no Jardim Municipal. Na oportunidade, lembrei que em 2016, último ano da minha gestão, Porto Nacional foi o município tocantinense mais eficiente no uso dos recursos públicos. Foi o que mostrou o levantamento feito pelo Instituto Datafolha, da Folha de São Paulo, e consta no Ranking de Eficiência dos Municípios. Agora, mais experiente, faremos uma gestão ainda mais eficiente.”

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins