Reforma de Eduardo Siqueira vai reagrupar 10 secretarias, cortar até contratos de carros e ele avisa: “Não estou mexendo em nenhum centavo de efetivo”

Maju Cotrim

Seguindo a tendência de vários outros municípios que tiveram também frustração de receita, Palmas começará a fazer hoje uma reforma administrativa. A Gazeta confirmou todas as informações em conversa com o prefeito Eduardo Siqueira Campos logo cedo.

“Faremos essa semana, não tem mais como esperar, a frustração é real e concreta”, disse.

“Estou reagrupando secretarias sem perder o núcleo da efetividade, então temas como planejamento urbano, desenvolvimento urbano e mobilidade passam a ser um tema só, por exemplo”, disse. Será apenas um secretário para essas três áreas.

São mais ou menos 10 secretarias que passarão por esse agrupamento temático.
“Não estou mexendo em nenhum centavo de efetivo, trabalho em mudança dos cargos dos que eu contratei para enxugamento”, disse à Gazeta. Os secretários das pastas atingidas devem passar a ser subsecretários de unidades gestoras.

A intenção é mudar o valor dos DAS e gratificação de transporte apenas dos servidores nomeados.

O gestor pretende reanalisar ainda contratos de carros alugados e deve ser usado até serviço de Uber ou táxi, conforme vem sendo analisado.

A preocupação é com a retenção das despesas. “Nossas metas são pagar 13º, fechamento do ano e aguardando a entrada do financiamento”, disse.
O gestor destacou ainda sua vontade de pagar compromissos com categorias.

Nomes

Eduardo preferiu não falar sobre nomes, mas vereadores que tiveram reunião com ele afirmaram que ele pretende aproveitar Major Negreiros, mas o nome do ex-secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, já é dado como certo e não tem restrição de ninguém. “Se ele tiver um defeito, ainda não conheci”, chegou a dizer Eduardo na reunião com vereadores, segundo contam parlamentares.

Eduardo seleciona outros nomes para mudanças pontuais.