Revista traz última mensagem ditada por Siqueira Campos; Lançamento emocionou amigos e pioneiros


A publicação traz uma carta que o ex-governador Siqueira Campos ditou e manifestou o desejo de que fosse impressa e entregue aos vereadores do Tocantins

|Numa solenidade tomada pela emoção dos presentes, a Associação Amigos do Palacinho lançou a revista ‘Siqueira Campos – Um Legado aos Vereadores‘. A obra atende um dos últimos desejos políticos do ex-governador e criador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, de deixar uma mensagem de incentivo e valorização aos vereadores do Tocantins.

O lançamento foi realizado na tarde desta terça-feira, 3 de outubro, na Câmara Municipal de Palmas, em alusão ao aniversário de 35 anos do estado do Tocantins.

A revista foi lançada pela Associação Amigos do Palacinho, formada por voluntários, e foi escrita e editada pela jornalista Adriana Borges, que assessorou Siqueira Campos por muitos anos, traz uma carta aos vereadores tocantinenses, escrita pelo ex-governador José Wilson Siqueira Campos, em maio deste ano, poucos meses antes de seu falecimento.

O evento contou com a participação de dezenas de convidados e homenageou, além de Siqueira Campos, os vereadores. O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha, discursou emocionado. “ “Um dia, tive a alegria e a felicidade de falar com o velho Siqueira por 20 minutos. O que aprendi jamais esqueci, levo para a minha história o conselho de um ser humano realmente diferente”, afirmou o vereador Folha. Ele também ressaltou trechos da carta, lida em primeira mão no lançamento, e concluiu emocionado, com a voz embargada “não consigo falar mais”.

As emoções começaram com a abertura do evento de lançamento da revista organizado pela Associação Amigos do Palacinho. O cantor e compositor Chiquinho Chocolate, em voz e violão, cantou o Hino ao Tocantins. Os presentes cantaram a última estrofe em coro, e muitos enxugaram as lágrimas. Na sequência, a atriz Iva de Oliveira entrou no recinto declamando o poema ‘Siqueira, o Sr. Tocantins’, de autoria do jornalista Tião Pinheiro. A performance da atriz arrancou aplausos e também emocionou.

O público presente foi formado por pioneiros, populares, líderes políticos, imprensa, amigos e pelo neto de Siqueira Campos, Hugo Lourenço, filho de Thelma Siqueira Campos. Ele foi homenageado pela associação com a entrega do advogado Parrião Júnior, membro da diretoria da Associação, de um dos exemplares da revista. A empresária Eloísa Resende , diretora administrativa da Associação Amigos do Palacinho, fez a entrega de um buquê de flores à ex-primeira-dama do estado, Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, à sua representante no momento do lançamento, Mogrécia Uchôa.

O vice-governador Laurez Moreira destacou a alegria em prestigiar o lançamento da revista. “Prestar uma homenagem, ao Siqueira e à história do nosso Estado, é eternizar o legado do qual fazemos parte. E, principalmente para aqueles que trilham e queiram trilhar a estrada da política, é inspiração, pois ele demonstrou a sua preocupação no final de sua vida ao homenagear os vereadores, por meio da carta que deixou”, ressaltou.

Laurez Moreira concluiu sua fala, ao se pronunciar sobre o grande líder e visionário que foi Siqueira Campos. “Hoje, eu fico muito orgulhoso por tudo que vejo no Tocantins, que é um Estado com índices muito positivos. Não tenho dúvida de que o Tocantins continuará crescendo, porque tem um potencial muito grande. Não é fácil visualizar isso e criar oportunidades para muita gente, e o Siqueira fez isso, ele nos deu o caminho para estarmos aqui hoje”, declarou.

O primeiro vice-governador do Tocantins, Darci Coelho, que também foi prestigiar o lançamento, enfatizou que a revista materializa a trajetória de Siqueira Campos.

Siqueira Campos fez o pedido de escrever a carta aos vereadores ao amigo de tantos anos, José Wagner Praxedes, conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins. “Era um sábado, e a doutora (viúva de Siqueira Campos) me ligou dizendo que ele estava me chamando até à sua casa. Fui lá e , então, ele manifestou esse desejo de escrever uma carta aos vereadores do Tocantins e deixar sua mensagem a eles”, destacou Wagner Praxedes, idealizador da Associação Amigos do Palacinho, reunindo o grupo formado por profissionais liberais, servidores públicos e amigos, em 2019.

A criação da revista, portanto, é da Associação Amigos do Palacinho que contou com o apoio para sua publicação. Tocantins (TCE/TO), Wagner Praxedes.“Essa carta foi ditada por ele, pelo governador Siqueira Campos, ela não foi editada. Quem conhece sabe que as palavras são dele”, concluiu Wagner Praxedes.

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!