
Veículos nacionais soltaram nesta quinta-feira, 16, pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data sobre a disputa para o governo e Senado no Tocantins. Os números são de responsabilidade do Instituto e foram divulgados em vários jornais nacionais.
Governo
Os senadores Professora Dorinha (União) e Eduardo Gomes (PL) lideram um dos cenários em uma eventual disputa ao governo do Tocantins em 2026, segundo a pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (16).
Ao todo, dois cenários foram testados. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro deles, Dorinha e Gomes aparecem empatados com 29%. Na sequência, o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), tem 20% e o ex-senador Ataídes de Oliveira (DC), 7%.

Em um segundo panorama, sem o senador Eduardo Gomes, Dorinha lidera, segundo os números, com larga vantagem, somando 40%, contra 24% de Laurez. Já o presidente da Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), Amelio Caytes (Republicanos), aparece com 16%.

Rejeição
Também foi testada a rejeição dos candidatos, veja:

Disputa ao Senado
O Big Data testou ainda cenários para o Senado, O governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), lidera os cenários em uma eventual disputa ao Senado pelo estado, segundo a pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (16).
No ano que vem, o Senado renova 2/3 das suas cadeiras, elegendo dois senadores por estado.
Ao todo, dois cenários foram testados. Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro deles, Wanderlei aparece com 28%, contra 19% do senador Eduardo Gomes (PL).
Os deputados Carlos Gaguim (União) e Alexandre Guimarães (MDB) empatam em 12%. Além disso, o também deputado federal Vicentinho Jr. (PP) e o senador Irajá (PSD) também aparecem empatados com 11%.

Já no último cenário estimulado, sem o senador Eduardo Gomes, o governador afastado segue liderando com 29%, contra 15% da deputada estadual Janad Valcari (PL). Guimarães vem na sequência com 13%. Gaguim e Vicentinho Jr têm 12%, e Irajá soma 11%.

Nota Editorial: A Gazeta não foi a contratante da pesquisa e faz a repercussão apenas para fins jornalísticos, cabendo ao Instituto a responsabilidade pelos números!