
Professora, empresário, ex governador, ex-prefeito dentre outros. Os cinco nomes pré colocados até o momento na disputa ao governo para 2026 tem trajetórias diversas na política tocantinense. Vamos a eles por ordem alfabética.
Amélio Cayres: de prefeito a presidente da Aleto por duas vezes

O deputado Amélio Cayres é baiano, tem 63 anos. É casado há 31 anos com Genecí Perpétua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul. Chegou ao Tocantins em 1976 e exerceu a atividade agropecuarista. Em 1996, foi eleito prefeito de Esperantina (TO), sendo reeleito em 2000. Foi eleito deputado estadual em 2006, como costuma dizer em alguns discursos: entrou para “completar a chapa” e acabou surpreendendo. Foi reeleito para mais quatro mandatos consecutivos: 2010, 2014, 2018 e 2022, sendo um dos deputados estaduais mais votados, com 22.921 votos nas eleições de 2022, sendo o 5º mais votado. Tem forte ligação com a região do Bico do papagaio onde sua família também é influente na política. Foi eleito e reeleito presidente da Assembleia Legislativa.
Ataides Oliveira: um empresário na política

Natural de Estrela do Norte, é empresário dos ramos de consórcios, construção civil e revenda de veículos no Tocantins. Foi eleito pela primeira vez nas eleições estaduais de 2010 no Tocantins como primeiro suplente de senador por João Ribeiro (In Memorian). Com o falecimento do titular, assumiu definitivamente o cargo de senador em 23 de dezembro de 2013, com mandato até 31 de janeiro de 2019. Ataides já tentou ser governador do Tocantins em 2014 quando disputou mas não teve êxito. Em 2022 voltou a disputar o cargo de senador mas também não teve êxito. Ensaiou uma pré candidatura a prefeito de Palmas em 2024 mas desistiu. Agora coloca o nome novamente para o governo.
Laurez Moreira: da advocacia á política

Nascido em Dueré, filho de dona Laurinda e Juarez Moreira, advogado e pai de três filhos. Seu pai foi um dos fundadores de Dueré, onde foi agropecuarista, vereador e prefeito. Laurez Iniciou a sua militância na universidade, onde foi presidente do diretório dos estudantes; vereador em Dueré, onde exerceu a presidência da Câmara Municipal. Posteriormente, foi eleito por três vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal; tendo ocupado a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo. Em 2012 foi eleito prefeito de Gurupi e depois reeleito. Em 2022 se elegeu vice do atual governador Wanderlei Barbosa.
Mauro Carlesse: mandatos, renúncia, prisão e investigações

Nasceu no município de Terra Boa, Paraná. Empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar no Partido Verde (PV) em 2011, quando já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2014, foi eleito deputado. Em 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, passando a ocupar o cargo a partir de fevereiro de 2017. Em abril de 2018, assumiu o Governo do Estado interinamente em virtude da cassação do então governador Marcelo Miranda (MDB). Em 24 de junho de 2018, foi eleito Governador do Tocantins. Em 7 de outubro, Mauro Carlesse foi reeleito. Ele foi afastado do cargo em outubro de 2021 em meio a acusações e no dia 11 de março de 2023 renunciou ao cargo em
meio a um processo de impeachment que levaria a abertura de um Tribunal Misto para julgar o governador por crimes de responsabilidade. Chegou a ser preso em dezembro de 2024 suspeito por mais de dois meses preso por suspeito de planejar fuga do país. É investigado por desvios de dinheiro, fraudes de licitação e outros crimes.
Professora Dorinha: de professora á senadora mais votada

É filha de professores e tem uma vida ligada à educação. Dorinha esteve à frente da Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins por mais de 9 anos nos governos de Siqueira Campos e Marcelo Miranda. Na primeira vez que disputou um cargo político já foi eleita deputada federal pelo Tocantins pela em outubro de 2010 e foi reeleita mais duas vezes. Além disso, Professora Dorinha foi líder da Bancada Feminina, biênio 2019- 2021, e Presidente da Comissão de Educaçãoda Câmara dos Deputados, no ano de 2021. Ficou conhecida nacionalmente pela atuação sobre o Fundeb e uma série de articulações nacionais. Em 2022, Professora Dorinha foi eleita Senadora pelo Tocantins com votação recorde. Municipalista, Atualmente coordena também a bancada federal do Tocantins e preside o União Brasil no Tocantins.