Alguns políticos tocantinenses repercutiram sobre a deportação de brasileiros e postura dos EUA diante de várias repercussões nacionais.
O deputado Ricardo Ayres afirmou: “Deportados dos EUA relatam agressões e humilhações ao retornarem ao Brasil, um tratamento inadmissível para qualquer brasileiro. Mais grave é observar políticos que, em nome de ideologias, se submetem a outro país, fragilizando a soberania nacional. E preciso defender os interesses do Brasil com firmeza, e não se tornar capacho de ninguém. Não precisamos de tutores internacionais, e quem aplaude essas agressões demonstra que a submissão venceu o patriotismo”, disse.
O também deputado federal Vicentinho Júnior fez questão de deixar seu posicionamento também : “Confesso ter torcido pela vitória do presidente Trump nos EUA, acreditando que os mesmos valores daqui seriam praticados por lá. Jamais concordarei com o tratamento dado aos imigrante naquele país, nosso povo não merece ser tratado desta forma. Quem quer respeito, dá respeito!”, disse.