Você já conversou com um cientista sobre assuntos que impactam diretamente sua vida? Em setembro, o público geral poderá entrar em contato direto com especialistas em Saúde Mental para tirar dúvidas sobre depressão, ansiedade, sofrimento no trabalho e outros temas correlatos em evento organizado pelo grupo de comunicação científica Via Saber de São Paulo e em Palmas coordenado pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da Universidade Federal do Tocantins (OPAJE-UFT).

Chegando a sua terceira edição, o evento Pergunte a um(a) cientista, tomará dimensão nacional: ao longo do mês de setembro, cientistas ficarão à disposição da população nas ruas para debater saúde mental e tirar dúvidas sobre o assunto em oito cidades – Brasília, Belo Horizonte, Palmas, Uberlândia, Santos, São Carlos, São Paulo e Vitória. As datas e horários de cada cidade serão divulgadas na página do evento. Em Palmas, acontece no próximo domingo, 23 de setembro, a partir das 16 horas, no Parque Cesamar.

No Pergunte a um(a) cientista, a proposta é simples e literal: cientistas ficarão disponíveis em espaços públicos para responder perguntas da população dentro da temática de Saúde Mental. Basta ter uma pergunta ou uma curiosidade, sentar-se à mesa com o(a) cientista e conversar!

As edições anteriores do evento tomaram lugar na Avenida Paulista, um dos            principais pontos de encontro da cidade de São Paulo, aberta aos domingos para proveito da população. Lá, pessoas de todas as idades e graus de escolaridade puderam debater com cientistas sobre Vacinas, Big Bang, Evolução, Vida Extraterrestre e tantas outras questões que despertam a curiosidade humana. ” Logo alguns curiosos foram se aproximando, sentando e fazendo as mais variadas perguntas. Filas foram se formando, as pessoas começaram a se sentir à vontade para perguntar dúvidas que sempre tiveram, muitas delas causadas por falta de uma divulgação adequada de ciência”, conta Douglas Galante, pós-doutor em Astronomia convidado pelo Via Saber para responder perguntas sobre sua área.

Para a realização do evento na cidade de Palmas, três cientistas e pesquisadoras foram convidadas: a neuropsicóloga Jordanna Parreira, que falará sobre a escuta clínica do prazer e sofrimento no trabalho; a psicóloga Janaína Vilares, que tratará do tema da Saúde mental na(s) universidade(s); e a psicóloga e professora Thais Monteiro, que abordará as narrativas de trabalhadores em sofrimento no serviço público.

A edição Pergunte a um(a) cientista – Saúde Mental ocorre no contexto do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que desde 2015 incentiva discussões em torno do assunto para conscientização da população e prevenção. O evento é patrocinado pelo projeto de divulgação científica Ciência na Rua. Também conta com o apoio da iniciativa Pint of Science e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

 

Fonte: Assessoria de imprensa: Gabriela Melo