UPA em Gurupi – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
PANDEMIA! Desde o início do ano a Covid-19 tem assolado o Mundo todo. Várias famílias de luto, mortes diárias, casos subindo. Tudo parece estar em colapso.
Nos hospitais, nas UPAs, profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre tantos outros Super Heróis estão na linha de frente desde o começo do ano.
Em Gurupi, infelizmente a população vai ficar sem médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta da falta de diálogo.
Um grupo de cerca de 20 médicos que trabalham UPA em Gurupi, região sul do Tocantins, entregaram suas demissões após a Prefeitura municipal não cumprir um acordo firmado para melhoria de salários durante a pandemia.
O médico Joilton Lopes, um dos representantes do grupo, disse à Gazeta do Cerrado que a gestão fez promessas e até chegou a fazer um chamamento público onde quatro empresas preencheram os pré-requisitos para contratação.
“A prefeitura abriu edital para contratação de novos profissionais e 4 empresas se apresentaram e assumiram o compromisso em outubro já com a proposta de melhoria salarial. Os contratos foram assinados porém o acordo não foi cumprido por parte da prefeitura e até o momento não houve ajuste salarial”.
Conforme o profissional, a Prefeitura informou que só podia fazer a melhoria salarial em forma de pessoa jurídica.
“A prefeitura informou que só podia fazer as melhorias como pessoa jurídica. A gente correu atrás disso tudo, quando foi na semana passada, a prefeitura disse que não assinaria porque não teria mais verba pelo fato da pandemia ter diminuído os e não ter vindo mais verba. Porém a gente sabe que a pandemia não acabou, inclusive vários casos de aumento, aumentou muito os atendimentos da semana passada pra essa”.
Joilton contou ainda que tentou contato com a gestão, mas sem nenhum sucesso.
“Eles não fizeram questão nenhuma de de fazer uma proposta pra nós, ou conversar com os médicos que já estavam na UPA. Eles entram em contato com uma empresa de Palmas pra contratar novos médicos com a mesma promessa que fez pra gente, de aumento de salário, isso dois dias depois que falaram que não tinham dinheiro honrar o compromisso conosco. Tentamos entrar em contato, fizemos contraproposta, mas a Gestão, a Secretaria de Saúde não quis conversar conosco, não veio atrás pra tentar um acordo”, contou
Aviso prévio
Segundo o representante do grupo de médicos a demissão coletiva foi anunciada para a gestão com antecedência caso não houvesse diálogo.
“Não foi algo de última hora, não foi – de ontem pra hoje que deixamos o serviço – foi uma semana a gente avisando que se não entrasse em acordo nós nos demitiríamos”.
O que diz a Semus de Gurupi?
Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal Saúde de Gurupi (Semus) via Secom da cidade.
Em nota, o órgão disse que somente nesta terça-feira o atendimento ficará comprometido devido ao pedido de demissão coletivo dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mas a Secretaria já está regularizando a situação com a contratação de novos médicos para suprir o déficit dos que saíram. E o atendimento será normalizado o mais breve possível.
Nesta quarta-feira, 2, questionamos se o serviço foi normalizado e até o momento não obtivemos uma resposta.
Nota de repúdio dos Médicos da UPA em Gurupi
O corpo clínico de médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi – UPA 24hrs, vem através deste antecipar nota de repúdio e esclarecer os fatos ocorridos nos últimos dias em relação ao não acordo firmado entre Prefeitura Municipal de Gurupi e Médicos da UPA 24hrs.
A prefeitura municipal de Gurupi no inicio dos meses de agosto e setembro realizaram chamamento público para contratação de novos profissionais médicos e aumento salarial em virtude ao enfrentamento ao Covid-19 em nosso município. A prefeitura abriu edital para contratação de novos profissionais e 4 empresas se apresentaram e assumiram o compromisso em outubro já com a proposta de melhoria salarial, contratos foram assinados porém o acordo não foi cumprido por parte da prefeitura e até o momento não houve ajuste salarial.
Em resposta a isso a secretaria relatou que não se justifica mais o pagamento devido a diminuição dos casos de Covid no município, porém não é o que presenciamos ultimamente, vimos que os números aumentaram e Gurupi iniciou como a cidade com maior número de casos de Covid nesta semana.
Por fim, a prefeitura/secretaria/gestão municipal não se preocuparam ou se propuseram até o momento em consumar acordo com a equipe médica e sim o que parece que querem boicotar o corpo clínico de médicos da UPA 24h. E infelizmente quem paga pela incompetência da administração é à população.
Médicos – UPA 24hrs Gurupi