Foto – Arnaldo Moreira/Divulgação
Uma chuva leve escorregando sobre as ruas calçadas, que a garoa deixa brilhando, torna Santa Teresa, ainda mais charmoso o elegante, tradicional e nobre sítio turístico do Rio de Janeiro, decorado pelo bonde, deslizando sobre os trilhos centenários, que me leva até o Largo dos Guimarães, o coração do bairro, com seus casarões imperiais, entre eles o do icônico Portella Bar, construído em 1877, administrado pela empresária Nadia Naima Cury.
Na quinta-feira, 21, o @Portella Bar antecipando a comemoração do Dia Internacional do Turismo, que acontece no próximo dia 27, realizou um evento de grande importância para o turismo ao reunir e prestigiar os guias turísticos e as empresas de receptivo cariocas, classe que desenvolve um trabalho da maior relevância e importância no contexto do turismo. A eles cabe levar os turistas para conhecer os pontos turísticos da cidade e lhes oferecer as melhores opções e meios de apreciar não apenas a gastronomia, a música, a cultura, mas o modus vivendi dos cariocas.
O Portella Bar de Santa Teresa foi criado em 2011, passando a ser um ponto turístico e point dos cariocas que vão ali curtir boa música ao vivo, marca registrada da casa, a culinária considerada uma das mais gostosas da cidade, basta saborear o Churrasco Portella ou o Arroz à Carreteiro, além dos deliciosos belisquetes, como o famoso Dadinho de tapioca com queijo coalho barrado de geleia de pimenta ou os bolinhos de bacalhau, de feijoada…, entre um amplo cardápio.
Na verdade, o cardápio do Portella Bar deixa qualquer um com água na boca, o que se pode querer mais quando as comidinhas e os pratos são regados com a mais glacial das cervejas, ou por um bom vinho?
O Portella Bar, ressalta Nadia Naima Cury, tem um relacionamento estreito, “diria perfeito, com a música brasileira”, uma constância no cotidiano da casa, com o samba dominando.
Para o evento e sempre que há reservas de clientes mais elevadas, Nadia Cury contrata dançarinas de samba para engrandecer, alegrar e apresentar a cultura do Rio de Janeiro.
As dançarinas Ana Pérola (@anaperolashow), professora de dança e Luana Bandeira (@luanabandeiraoficial / #luanabandeira), Destaque da Escola de Samba Unidos do Viradouro apresentaram o que há de mais belo na cultura carioca, o samba.
O bom atendimento é um ponto alto do Portella Bar. A simpatia, o trato educado, a empatia dos garçons com os clientes são motivos para o cliente voltar sempre, seja brasileiro ou estrangeiro.
O Portella Bar não está apenas em Santa Teresa. O primeiro foi criado em São Paulo, no bairro da Bela Vista, em 1969, por Juraci Portela Moreira e comprado por Nadia Cury que mantem o espírito implantado pelo primeiro dono se mantendo como um point da boemia paulistana, com suas mesas na calçada, integrando-se à cultura popular do tradicional e emblemático Bairro do Bixiga, na Rua Professor Sebastião Soares de Faria, 61.
No Rio, o Portella Bar fica na Rua Paschoal Carlos Magno, 139, em pleno Largo dos Guimarães. É bom nos finais de semana, dar uma ligada antes para garantir uma mesa: 021-32596769.
Fonte – Blog do jornalista Arnaldo Moreira