Maju Cotrim
O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia não deixou sem resposta as críticas do ex-gestor da cidade, Otoniel Andrade em entrevista à Gazeta do Cerrado. Otoniel criticou a falta de atenção para o distrito de Luzimangues, mas Maia rebateu.
“Quando assumimos o nosso mandato, em janeiro de 2017, não procuramos culpados para os graves problemas deixados por aqueles que passaram 12 anos na Prefeitura do nosso Município. O que fizemos foi olhar pra frente e trabalhar pra cumprir os compromissos assumidos com a nossa gente. É impressionante como a velha política de Porto Nacional tenta imputar à nossa gestão a omissão praticada por eles ao longo de 12 anos que estiveram à frente da Prefeitura da nossa Cidade”.
Ele afirmou ainda: “criticar a nossa gestão, apontando que não fizemos nada pela Educação e pela Saúde em Luzimangues, tenho a obrigação de lembrar ao ex-prefeito, que ficou 12 anos como prefeito de Porto e só deixou uma única equipe de saúde naquele Distrito e, que, em apenas 2 anos, já ampliamos consideravelmente no cuidado para com a comunidade de Luzimangues, saltamos para 03 equipes de Estratégia de Saúde da Família e mais uma equipe de Urgência e Emergência, triplicamos o número de trabalhadores da Saúde, dando assistência, pela primeira vez, no período noturno, feriados e fins de semana, através da nova Unidade Mista de Saúde que entregamos com uma estrutura física de primeira e totalmente equipada com mobiliários e equipamentos novos , resolutivos e custeada quase que na sua totalidade com recursos do Tesouro Municipal. Ainda implantamos uma Central de Regulação de Consultas e exames e um laboratório de Entomologia ampliando os cuidados para com as endemias e na Vigilância em Saúde. E pela primeira vez, a Rede de Saúde do Distrito recebeu 03 veículos fortalecendo o cuidado com as pessoas, sendo uma ambulância, um veiculo para os trabalhadores da Saúde realizarem visitas domiciliares e uma van Transporte Sanitário Eletivo para realizar diariamente o traslado dos usuários para todos os serviços que são referenciados”, rebateu.
Ele citou algumas ações de sua gestão: “Em nossa gestão, com apenas 2 anos, fizemos muito e cito aqui o que realizamos, na Educação, para atender mais 750 alunos, construímos 13 novas salas de aula, nas escolas municipais: Jacinto Bispo e Maria de Melo; através de parcerias, implantamos duas bibliotecas, uma em cada escola municipal do Distrito; Também reformamos e climatizamos as salas das escolas municipais Maria de Melo e Eulina Braga, no assentamento rural Capivara, todas com ar condicionado.
No loteamento águas lindas, já começamos a construir mais uma escola, para outros 700 alunos, o que vai resolver de forma definitiva toda a demanda por vagas. Estruturamos o transporte escolar e ampliamos as rotas. Mais de 1600 alunos das zonas urbana e rural do distrito de Luzimangues têm transporte escolar todos os dias e de qualidade! As estradas foram recuperadas e a viagem de casa para a escola ficou muito melhor!
O gestor citou que para dar oportunidade de estudos, implantou o programa de Educação de Jovens e Adultos , o EJA, que hoje atende 130 alunos da comunidade, na Escola Jacinto Bispo, onde contam com excelente infraestrutura, incluindo laboratório de informática e biblioteca.
Neste sentido ele completa: “Basta comparar quem passou 12 anos e quem têm apenas 2 anos e meio pra saber que as mudanças estão acontecendo em todas as áreas da gestão, promovendo a transformação da cidade e melhorando a vida das pessoas”, pontuou.
Maia encerra com um recado: “Quem passou 12 anos e não fez deve muita explicação ao povo de nossa cidade. Vamos continuar o nosso trabalho com a humildade de ouvir as pessoas pra promover as mudanças que a nossa cidade merece”, disse.