Foto – Dornil Sobrinho/Prefeitura de Porto Nacional

Com 220 novas contratações, Porto Nacional voltou a gerar quase 10% dos empregos formais no Estado criados em fevereiro. Conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município teve no mês um saldo positivo de 220 postos de trabalho, quantidade 233% superior as 66 registradas no mesmo mês do ano passado. Em todo o Estado, foram 2.273 novos empregos em fevereiro.

O percentual de quase 10% de geração de empregos de todo o Estado repete os resultados de janeiro e mostram um crescimento econômico acentuado do município, que possui 4,5% da população tocantinense.

No acumulado do ano, os números de Porto Nacional já alcançaram um saldo positivo de 356 empregos em apenas dois meses. A cidade também vem desfrutando de um período de avanços econômicos, pois de 2021 a 2023 a quantidade de postos formais de trabalho foi ampliada em 30%, com 2,2 mil novos empregos.Atualmente, o total de empregos formais em Porto Nacional já é de 10.404. No final de 2020, o número era de 7.863.

ronivon

Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel – Foto: Dornil Sobrinho/Prefeitura de Porto Nacional

 

Para o prefeito Ronivon Maciel, os resultados mostram que a cidade está no caminho certo, disfrutando de crescimento econômico e, mais do que isso, sendo um foco de atração de investimentos. “Nós melhoramos a infraestrutura de Porto Nacional em todos os locais na sede, e também em nossos distritos, qualificamos os serviços públicos e, claro, possibilitamos que o empresário viesse para cá investir. O resultado está aí. Temos ainda iniciativas em andamento que com certeza irão melhorar ainda mais os números, como o Polo Multissetorial, a chegada de uma nova esmagadora de soja, entre várias outras”, ressalta o gestor.

Do total de empregos criados em fevereiro, 34% foram no setor de serviços, 25% na indústria e 20% na agropecuária. Comércio, construção e outros ficam com os 21% restantes.

Secretário ressalta números e fala em ampliar interlocução com empresários

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Thiago Paulino, também enaltece os números. “Porto Nacional é a Capital da Cultura e Capital do Agro. Somos a cidade bicampeã estadual em exportações, vendemos US$ 612 milhões para o exterior em 2023 e isso tudo claro que reflete nos empregos e na geração de riquezas. Além disso, Luzimangues tem importante papel e seu crescimento contribui com a oferta de oportunidades”, frisou o secretário.

 

38658ce8 de74 4c40 8caa 564a39025832
Setor de serviços gerou 34% dos novos empregos criados em fevereiro – Foto: Dornil Sobrinho/Prefeitura de Porto Nacional

Para seguir no caminho da geração de emprego e promover uma interlocução maior do poder público com os empresários da cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico lançou o programa Emprega Porto.

Nele, o município se propõe a ajudar aquelas empresas com vaga a encontrar profissionais, privilegiando sempre os moradores da cidade. “Estaremos ajudando milhares de pessoas que estão à procura de um emprego a encontrarem uma vaga adequada conforme a capacitação e potencial exigidos pelas empresas. Vamos disponibilizar as informações por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e nas redes sociais da secretaria e da prefeitura de Porto Nacional”, ressalta texto do informativo do programa, criado por meio da Portaria 07 de março de 2024.

Números de emprego em Porto Nacional
Janeiro de 2024 + fevereiro de 2024 – 358
Janeiro de 2023 + fevereiro de 2023 – 197
Aumento percentual no bimestre – 82%
Aumento percentual só em fevereiro – 233%

Fonte – Secom Porto Nacional