A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e em parceria com o Sebrae, realizaram uma reunião nesta sexta-feira, 18, para apresentação e validação do Plano de Trabalho 2022/2023 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional. A ação tem como intuito principal ajudar e adequar as micro e pequenas empresas para alavancar o turismo dentro do município. Na ocasião, anunciaram a contratação do consultor Maicon Dimbarre, que possui ampla experiência em trabalhos exitosos nos setores de Turismo.

Maicon Dimbarre, é graduado em Turismo pela Unisul de Santa Catarina, Pós Graduado em Marketing Digital e Planejamento Estratégico, atuou como Secretário de Turismo no município de Mateiros, atuou em projetos de turismo nos principais destinos do Tocantins como: Taquaruçu, Jalapão, Serras Gerais, Palmas, e também em outros estados com , Goiás, Brasília, Mato Grosso por meio do projeto Brasil Central. Credenciado pelo Sebrae Tocantins, e morador do Estado há quase 4 anos.

O consultor Maicon Dimbarre explica que “o projeto de desenvolvimento do turismo de Porto Nacional foi planejado, em alguns eixos principais, para atuar em todos os segmentos. “Vamos trabalhar desde ações voltadas ao mercado, marketing digital, gastronomia, cultura, atrativos naturais, consultorias e capacitações para meios de hospedagem, serviços de alimentação, agenciamento receptivo, e outros serviços associados ao turismo”, disse.

Conforme o consultor, as principais etapas consistem na formatação e melhoria de produtos, onde as empresas serão atendidas mensalmente por diversas consultorias e capacitações. Destacando o diagnóstico dessas empresas como planejamento estratégico, gestão financeira, sustentabilidade, manipulação dos alimentos entre outros serviços que serão oferecidos para as empresas incluídas no projeto. Ao todo 110 empresas serão atendidas dentro da primeira etapa.

Metas

O projeto de desenvolvimento do turismo sustentável de Porto Nacional tem como um dos principais eixos de entrega e meta, levar a cidade a uma posição de destaque no mercado turístico nacional. Para isso acontecer diversas ações serão executadas, tais como: rodadas de negócios, parcerias com agências operadoras de turismo, além de desenvolver outras ações de mercado convidando a imprensa especializada, digitais influencers de todo o Brasil para estarem visitando e conhecendo os produtos e serviços do município, e levando também empreendedores da cidade para participarem pela primeira vez de uma feira de turismo nacional como sendo um destino destaque.

É um privilégio termos o Maicon conosco como parceiro nesta empreitada tão especial e importante. A reunião foi muito produtiva e serviu para fazer a apresentação de todo o cronograma de trabalho que será realizado em 2022 e 2023, que inclui os seminários, capacitações, feiras, roteiros, marketing turístico, apresentação para agências de viagens. Num futuro próximo teremos uma Porto Nacional preparada para receber os turistas e fomentar ainda mais o empreendedorismo no município”, pontuou a diretora municipal da Cultura e do Turismo, Ângela Dantas.

“Eu tenho certeza que este é o pontapé inicial e com a capacitação dos nossos comerciantes, faremos de Porto Nacional uma cidade que proporciona mais oportunidades”, declarou com empolgação a analista técnica do Sebrae, Milena Lima.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Roberto Windlin, reforçou que, “o projeto dará todo o apoio necessário para preparar as empresas do trade turístico, dando o suporte necessário aos micro e pequenos empresários do trade turístico, e desse modo a inserir o município na rota dos destinos turísticos de sucesso”, frisou.

Presenças

Participaram da reunião o secretário da Cultura e do Turismo, Fernando Roberto Windlin, a diretora da Cultura e do Turismo Ângela Dantas, a analista do Sebrae Milena Lima, o Consultor Maicon Dimbarre e representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Porto Nacional.

assessoria de imprensa