Com a finalidade de realizar a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano realizou, na manhã desta sexta-feira, 21, uma reunião que contou com a presença de representantes dos produtores rurais e de instituições. Revitalização de estradas vicinais, construção de pontes, disponibilização de maquinários para realização de serviços e mais acesso aos serviços de saúde estiveram em pauta. O encontro, que foi realizado no auditório do anexo ll, da prefeitura, proporcionou ao gestor municipal, e seus auxiliares, um amplo diálogo com a classe rural.

Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel destacou que “não falta vontade de trabalhar nessa atual gestão”. Disse ainda que o diálogo é primordial e a partir de uma boa conversa com os setores “será feito um levantamento das demandas de todas as comunidades rurais. “É desse modo que conseguiremos um alinhamento de ideias para tomarmos as iniciativas acertadas e promover o desenvolvimento do setor no município. É bom receber os elogios pelos acertos, do mesmo modo estou preparado para receber as críticas e buscar alternativas para solucionar o problema de cada uma delas. Traçar políticas públicas para promover o desenvolvimento no campo é imprescindível”, enfatizou.

“Começamos o ano de 2021 com pouco maquinário, tendo inúmeras limitações, mas ainda assim, realizamos muitas ações importantes nas zonas rural e urbana. Em 2022, estaremos mais equipados e preparados para realizar os trabalhos, intensificando nossas ações”, ressaltou o secretário da Infraestrutura, Agricultura, e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos.

Representando a Comunidade Quilombola Curralinho do Pontal, Aldenor Cerqueira, destacou algumas demandas da comunidade e citou como exemplo melhorias de acesso ao local. “Acredito que essa conversa que estamos tendo já demonstra a vontade do prefeito de resolver essa problemática. Tenho profunda admiração pela forma humana como o Ronivon trata as pessoas, conversa olhando nos olhos e ouve com atenção. Estou confiante que nossas demandas serão atendidas”, disse.

De acordo com o superintendente da Agricultura, Geovane dos Santos, o balanço da reunião foi bastante positivo, ressaltando que todo o planejamento necessário está sendo feito para execução de inúmeros projetos para promover o desenvolvimento da agricultura no município.

Por: Nadya Mayara