Porto: Obras de reforma da Biblioteca Eli Brasiliense serão entregues em outubro

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 01/08/2019

Última atualização em 26/08/2019 12:12

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O prefeito de Porto Nacional Joaquim Maia, em mais um grande feito, anunciou, ainda na 38ª Semana da Cultura e 2ª Feira Literária Portuense (FLIP), a reforma geral da Biblioteca Pública Municipal Professor Eli Brasiliense, um dos grandes patrimônios intelectuais da cidade. O lugar estava desativado desde 2014. Com área total de 500 m², o espaço receberá uma nova cobertura, troca de todo o piso e das partes elétrica, hidráulica e sanitária, bem como, restauração das janelas originais, e pintura. A entrega está prevista para o fim de outubro, desse ano.

Comandada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a obra tem valor estimado de R$ 374.844,37, de recursos originários do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Revestimentos cerâmicos para piso, com placas tipo esmaltada extra; pintura das estruturas metálicas que são em formato “tesouras”, com vão livre de até 12 metros; as telhas onduladas e de fibrocimento com recobrimento lateral. Esses são alguns dos detalhes de uma das obras mais esperadas pela comunidade portuense.

A reforma está sendo feita em toda a estrutura física e, também, no acervo da Biblioteca, vinculando-o ao programa da Cidade Digital que já contempla a área onde se encontra a referida biblioteca, proporcionando assim, condições apropriadas para firmar seu papel enquanto fomentadora da cultura na sociedade.

Antes de ser fechada, a Biblioteca recebia pouquíssimos visitantes por dia, devido ao seu estado físico e suas estruturas, deterioradas. “No intuito de melhorarmos essa realidade é que procuramos expandir cada vez mais a busca pela cultura e o incentivo ao hábito da leitura e do conhecimento, através dos livros”, disse o prefeito Joaquim Maia.

O gestor de Porto Nacional destacou, ainda, que assim que entregar a nova Biblioteca, vai aumentar e aperfeiçoar os serviços de acesso à internet; atendimento ao usuário; empréstimos de livros literários; eventos culturais; folders informativos; brinquedoteca; videoteca; e a hora do conto.

A Biblioteca Eli Brasiliense foi edificada no local do Antigo Mercado Municipal, na Rua Bartolomeu Bueno, no Centro da cidade. Passou a chamar Professor Eli Brasiliense com a Lei n° 866 de 12 de Março de 1980.

A Biblioteca não constitui uma entidade independente, mas um complemento da escola. Se a escola inicia o aluno na instrução, a biblioteca à completa. Sua função é a de agente educacional, proporcionando o enriquecimento da cultura do aluno, em diferentes campos.

A Biblioteca

Biblioteca Eli Brasiliense – Foto – Dornil Sobrinho

As Bibliotecas são instituições muito antigas que sobrevivem há anos, adaptando-se às diversas mudanças políticas, sociais e tecnológicas. Essa sobrevivência já é suficiente para provar que cabe à essa instituição uma função muito importante na sociedade, que é a de servir a comunidade, oferecendo-lhes informação, cultura e lazer.

A biblioteca pública tem uma grande relação entre informação e conhecimento, processada na mente dos usuários, ao longo da história.

Eli Brasiliense

Biblioteca Eli Brasiliense – Foto – Dornil Sobrinho

Foi um grande literário, professor de português e francês, nascido em Porto Nacional, antiga e histórica cidade do norte de Goiás. Aderiu ao modernismo e lançou seu primeiro romance em 1940, “Pium”.

Teve carreira brilhante no magistério. Em Pirenópolis-GO, foi diretor da Escola Normal Padre Gonzaga.

Residindo em diferentes cidades do Estado, por todos os lugares onde passou, deixou plantada a semente de sua grande presença. Nada mais justo que homenagear esse grande filho de Porto Nacional.

Fonte: Ascom Porto Nacional

________________________________________________________________________

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]br