Com o intuito de oferecer cursos técnicos e profissionalizantes para jovens de 15 a 29 anos, a Prefeitura de Porto Nacional por meio da Fundação da Juventude firma parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O objetivo da oferta de capacitações é inserir a juventude no mercado de trabalho e no empreendedorismo.
Os cursos com conceitos teóricos e práticos visam promover a formação de profissionais nas áreas de Tecnologia em Informática, Segurança do Trabalho, Vestuário, Refrigeração, Alimentos e Bebidas, Automotiva, Energia e Atendimento.
Os cursos têm previsão de começarem no mês de agosto e as aulas serão ministradas em Unidades Móveis nos distritos de Luzimangues e Escola Brasil, Pinheirópolis e também na Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional.
O Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, explica que essa oferta dos cursos vem ao encontro das necessidade de capacitar e aprimorar cada vez mais os jovens portuenses. “Queremos inserir os nossos jovens para proporcionar uma melhoria de vida financeira e garantindo seu espaço no mercado de trabalho”, frisa o Presidente.
Murilo Ferreira ressalta que o primeiro passo para efetivação da parceria, foi o estudo do mercado e/ou na indústria do município para terem a análise de quais cursos suprirão as necessidades da cidade.
A contratação do SENAI justifica-se em virtude de ser uma entidade civil que tem natureza jurídica de Serviço Social Autônomo, sendo referência no setor de treinamento e capacitação pelos serviços prestados nas áreas de desenvolvimento profissional.
Cursos ofertados
Informática Básica 60H – unidade móvel; Excel Básico 40H; Excel avançado 60H; Auto cad 3D – 60H; Assistente Administrativo – 160H; Padeiro Industrial – 200H; Salgado Gourmet – 20H; Tortas Regionais – 12H; Tortas Doces – 12H; Fabricação de Doces e Compotas – 30H; Classificação de Grãos, Arroz, Soja, Feijão e Milho – 48H; Aplicação de Papel de Parede – 40H; Oficina de reparos para mulheres – 60H; Sistema Mecânico de motocicletas – 170H; Operador de Colheitadeira – 160H; Operador de computador 160H e Montagem e Fabricação de Pizzas 20H.