Foto Elmiro de Deus (18)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) juntamente com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), inauguram nesta sexta-feira, 10, às 8h, em Pedro Afonso, o Posto de Classificação Vegetal. O objetivo é garantir maior controle da qualidade e agregar valor aos produtos cultivados em 17 municípios da região Centro-Norte do Tocantins.

O laboratório é resultado de uma parceria entre a Coapa, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O posto está localizado na Avenida Mestre Bento, 2380, Setor Zacarias Campelo, no mesmo prédio da loja agroveterinária da Coapa. Participam da inauguração o governador Marcelo Miranda, o titular da Seagro, Clemente Barros, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, além de outras autoridades locais e regionais.

Classificação de grãos

A classificação de grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Mapa, para que a industrialização e a comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais. É uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos.

O secretario Clemente Barros ressalta a importância do laboratório de classificação para o armazenamento e comercialização de grãos. “Os laboratórios de classificação vegetal são certificados pelo Ministério da Agricultura e os produtores necessitam da classificação oficial na hora de armazenar e comercializar seus produtos, principalmente grãos”, explica. “É mais uma ferramenta para agregar valor à produção”, afirma.

Região de Pedro Afonso

A região de Pedro Afonso tem 69 mil hectares cultivados com grãos, com destaque para a soja com aproximadamente 54 mil hectares.  A expectativa de produção para a safra atual é superior a 189 mil toneladas de grãos. Dados do 3º levantamento de Safra da Conab (janeiro de 2017).

(com informações da Ascom/Coapa)