Há alguns dias atrás uma moradora estava passeando na praia da Graciosa, em Palmas, quando sentiu um cheiro forte e ruim e logo viu o vazamento de água. O resíduo se espalhava pela areia e escorria para o lago, afastando moradores que queriam curtir o espaço de lazer.
Nesta segunda-feira, 03, O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins informou que uma equipe da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental vistoriou a Praia e constatou que o mau cheiro no local pode ter sido causado por uma iguana em estado de decomposição. O réptil foi retirado do local, mas o odor forte continuava no começo da tarde. A mesma equipe de profissionais informou que não foi confirmada a existência de vazamento de esgoto. Os fiscais disseram também que o líquido na areia poderia ser um ‘afloramento de água’, processo natural que pode ocorrer às margens de rios e lagos.
No local, também há um acúmulo de água de cor escura que escorre até o lago da praia.
A Polícia Civil esclareceu por meio de nota que foi registrado um boletim de ocorrência na Unidade Especializada sobre o possível vazamento de esgoto. Uma equipe de peritos compareceu ao local para verificar o problema e está investigando o caso.