A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, encerrou com chave de ouro mais uma temporada de veraneio nas Praias Porto Real e de Luzimangues. Com um saldo positivo de mais de 80 mil visitantes, a
programação mesclou atrações nacionais, regionais e locais, como as bandas Barões da Pisadinha, Chicabana, Aldair Play Boy, Ph e Michel, Juarez Falcão, Maykinho Top, Everton dos Andes, e os grupos de pagode Vip Moral e Belelê.

Os turistas puderam se divertir e desfrutar de uma ótima estrutura e segurança, durante todo o mês de férias. Porto Nacional e Luzimangues receberam pessoas de várias partes do Brasil. Todos foram recebidos calorosamente no ambiente praiano.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, que também comanda o Distrito de Luzimangues, disse satisfeito, que “em todos os anos, desde que assumiu a gestão municipal, houve um esforço conjunto para ofertar estruturas e programação de qualidade para os visitantes das praias portuenses”.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, agradeceu a todos os portuenses e turistas por escolherem as praias do município como destino.
“Nossa expectativa foi altamente positiva. Lutamos para realizar esta temporada o mês inteiro, com várias programações, cantores nacionais, shows com artistas da terra, campeonatos esportivos, enfim, um mês diferenciado”, disse.

Bahia disse, ainda, que a intenção sempre foi e sempre será receber, cada vez melhor, os turistas e as famílias portuenses, fazendo com que as praias continuem tradicionais e referências no Estado.

Guarda Municipal

Com o auxílio de detectores de metais, 28 Guardas Municipais estiveram nas praias Porto Real e de Luzimangues, com checagem rigorosa de bolsas, mochilas e caixas térmicas, para conter a entrada de materiais e instrumentos cortantes e letais que tragam risco à vida humana. Um serviço preventivo e ostensivo, quando existem ocorrtências.

“Na Praia Porto Real trabalhamos nas duas entradas de acesso às embarcações, tanto dos barcos quanto da balsa. Além disso, controlamos as filas e contivemos a entrada de animais, armas brancas e de fogo. Qualquer instrumento cortante ou perfurante, como o vidro, que poderia ser utilizado como arma foi apreendido,” explicou o comandante da Guarda Municipal, José Filho dos Santos.

O Comandante informou, ainda, que não houve nenhuma ocorrência grave, como tentativa de homicídio, em função da realização rigorosa de fiscalização e revista.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou cerca de 30 profissionais da área para as praias de Porto Real e Luzimangues. As equipes trabalharam todos os dias, 24 horas, atendendo demandas de urgência e emergência, além de trabalho preventivo.

“Nossa avaliação é muito positiva. Humanizamos os atendimentos aos portuenses e turistas dando, assim, conforto, tranquilidade e segurança a todos os pacientes que procuraram atendimento médico nas praias,” disse o coordenador do Serviço de Urgência e Emergência, Welton de Andrade.

As ações de Saúde nas praias foram diversas, dentre elas, programação específica em alusão ao Combate das Hepatites Virais: gincanas no palco, distribuição de camisinhas nas barracas, distribuição de material educativo sobre o Agravo Hepatites, distribuição de brindes no palco e momento educativo com barqueiros e barraqueiros.

A Saúde municipal ainda verificou pressão arterial, fez testes rápidos e HIV e Sífilis, e atendimentos de vigilância sanitária.

Esporte na Praia

Sucesso nos finais de semana da temporada de verão nas praias Porto Real e Luzimangues, o “Esporte na Praia”, realizado pela Secretaria Municipal dos Esportes, promoveu durante todo o mês, torneios e gincanas. O objetivo foi o de valorizar e resgatar o esporte portuense.

Fotos: Dornil Sobrinho e Rodrigo Alves

“Além de torneios de futebol de areia, feminino e masculino, tivemos também várias atividades para crianças, como torneio de pênalti, tênis de mesa e muitas outras atividades lúdicas, onde o público infantil se divertiu bastante,” explicou o secretário de Esportes e Lazer, Edioney Nunes.

Polícia Militar

O major Araújo, do 5º Batalhão de Polícia Militar de Porto Nacional, disse que o período de praia em Porto Nacional foi tranquilo, porque houve um planejamento com ações estratégicas, feito pelos militares.

“Graças ao planejamento que realizamos, com antecedência, não houve nenhuma ocorrência grave, além disso, tivemos a disponibilidade de recursos para a execução do projeto na temporada. Houve ampliação do efetivo de policiais nas praias de Porto Nacional e Luzimangues, atendendo a demanda da população que necessita do serviço da PM,” finalizou major Araújo.

Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Dornil Sobrinho e Rodrigo Alves

fonte: Secretaria Municipal da Comunicação Porto Nacional

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796