Dando continuidade às ações da campanha Verão Seguro 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou uma série de atividades, como blitzes, panfletagem e demais intervenções necessárias, em diversas avenidas, praias e locais de acesso aos pontos turísticos dos municípios de Araguaína, Araguacema, Araguanã, Caseara, Paraíso do Tocantins, Miracema, Peixe e Pedro Afonso, neste final de semana.
Nas localidades, os agentes de fiscalização e equipes de educação para o trânsito do órgão abordaram condutores e demais usuários das vias, com o objetivo de conscientizá-los acerca dos altos índices de sinistros de trânsito e incentivar uma postura mais responsável e cuidadosa no volante.
Segundo a gerente de educação para o trânsito, Hélida Cristina, o trabalho busca sensibilizar os condutores sobre a ocorrência de sinistros com mortes e lesões no trânsito com o intuito de estimular um comportamento mais seguro nas vias.
“O mês de julho no Tocantins é marcado por um fluxo intenso de veículos nas vias, em decorrência das viagens às praias e outros locais no estado para momentos de lazer nas férias pela população, isso, consequentemente, eleva a ocorrência de sinistros de trânsito. Em virtude da alta quantidade de tráfego de veículos pelas vias, rodovias e estradas tocantinenses, é necessário que os condutores tenham mais atenção e responsabilidade. Nós, da educação para o trânsito junto aos agentes de fiscalização do Detran/TO, realizaremos diversas intervenções que têm o objetivo de sensibilizar os motoristas quanto a esta temática”, pontuou.
O gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, Enildo Leite, reforça que o trabalho dos agentes do órgão, para além de garantir a segurança viária, teve como foco a repressão a crimes de trânsito e coibir a alcoolemia (condução veicular sob o efeito de álcool), cuja tolerância é zero.
“Atuamos para evitar a ocorrência de sinistros pelas vias do estado, coibindo práticas proibidas no trânsito, principalmente a condução veicular sob o efeito de álcool”, reforçou.
Para alcançar esses objetivos, os agentes de fiscalização e as equipes de educação para o trânsito evidenciaram a importância de uma direção veicular responsável e reforçaram os cuidados básicos que os condutores devem ter no volante, como: o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, a distância que deve ser mantida entre os veículos, os requisitos para realizar ultrapassagem, a importância da revisão das condições veiculares, a checagem da validade dos documentos, a proibição da condução veicular ao ingerir bebida alcoólica, entre outros.