A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa aos produtores rurais que o prazo para comprovação da vacinação contra brucelose, encerrará na próxima segunda-feira, 11 de julho. A Agência prorrogou o prazo por mais um dia, em virtude da data oficial, que é 10 de julho ter caído no final de semana. A vacinação contra a brucelose e a declaração são obrigatórias.

Para fazer a declaração, o produtor rural deve ir até o escritório da Adapec do seu município e apresentar a nota fiscal do produto e atestado de vacinação. Quem deixou de vacinar e de declarar a vacinação do seu rebanho dentro do prazo estipulado, sofrerá as sanções previstas como multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e terá ainda a sua ficha de movimentação do rebanho bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização junto à Agência.

Brucelose

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.