Termina nesta quinta-feira, 5, o prazo para participar do Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart, que já conta com 32 inscrições. A competição é realizada pela Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Academia de Letras e Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), e faz parte do Projeto Temporada de Arte e Cultura Popular.
O policial militar Jackson Brandão, 26 anos, é um dos concorrentes na categoria poesia, na qual se candidatou com dois textos: “Meu corpo não é seu” e “Verbos da vida”. “Eu procuro me inspirar no cotidiano. No primeiro texto, eu falo sobre a violência doméstica que vejo no meu dia a dia, me referindo ao que a mulher sofre quando é violentada”, comentou sobre sua inspiração. Ele tem quatro poesias publicadas em livro, entre as 40 que produziu.
Oportunidade rara
“Nosso objetivo é de promover os escritores locais dando oportunidade para que suas obras, nas modalidades conto e poesia, sejam publicadas em livro”, ressaltou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, sobre a valorização dos artistas regionais por meio do concurso. Cada candidato poderá participar com até dois textos por modalidade: poesias e contos.
Para o presidente da Acalanto, José Aparecido, é muito importante a parceria com a Prefeitura. “A dificuldade é muita de publicar um livro por vários motivos, sendo a falta de apoio principalmente, mas também por causa da internet. Não se pode perder a graça do livro, do perfume do livro”, contou o presidente da Acalanto, José Aparecido.
Inscrições
Os interessados devem enviar ou entregar seus trabalhos e a ficha de inscrição preenchida na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, Entroncamento.
As inscrições podem ser feitas também pelo site da Prefeitura em: http://www.araguaína.to.gov.br/. De acordo com o regulamento, não há restrição quanto à idade dos inscritos.
Premiação
Serão selecionados de 30 a 60 poesias e 10 contos para publicação em coletâneas diferentes.
Na modalidade poesias, as 10 melhores obras classificadas deverão ser interpretadas durante evento de encerramento, no qual os intérpretes também deverão estar inscritos no concurso e concorrerão a premiação no valor total de R$ 6 mil, além de troféus.
Os vencedores serão divulgados durante o Luau no Parque, que terá mais duas edições. O primeiro, realizado no último dia 27 de dezembro, marcou o início do Projeto Temporada de Arte e Cultura Popular. Já no segundo, programado para o dia 8 de março, serão divulgados os nomes dos vencedores na categoria contos, e no terceiro, em 5 de junho, os ganhadores na categoria poesias.
Após a organização das coletâneas, serão disponibilizados 1.000 exemplares do livro que reunirá as melhoras poesias e 1.000 exemplares do livro de contos.
Temporada de Arte e Cultura
Com o apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, a Prefeitura Municipal de Araguaína promoverá ao longo do ano várias ações culturais do Projeto Temporada de Arte e Cultura.
O Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart é o primeiro de seis festivais que serão realizados este ano, são eles: Festivais Gastronômico, de Teatro, Dança, Música e de Hip Hop pela Paz, com mais de R$ 73 mil em premiações.
Fonte: Secom Araguaína