unnamed (1)

Famílias que participam de ações desenvolvidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Araguaína, estão reunidas desde ontem, 20, em pré-conferências, discutindo sobre os direitos dos usuários nos programas sociais. Os eventos são uma preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 28 e 29 de junho, no auditório da Fieto.

De acordo com o coordenador do CRAS 3, do Residencial Lago Azul, aproximadamente 300 pessoas participam assiduamente das ações desenvolvidas pelo centro. “A participação das famílias é muito importante para aprimorar nossas ações. Cerca de 10 famílias de cada um dos CRAS vão participar das discussões e propostas na conferência”, explicou.

Diana dos Santos Macêdo, de 28 anos, é mãe solteira e tem três filhos. Segundo ela, o CRAS é um apoio, onde busca alternativas para viver melhor. “Eu me sinto em casa no CRAS, participo de cursos, conheço outras pessoas e recebo o carinho que eu preciso. Acho muito importante essa conferência, eles terem essa preocupação com a gente, com nossos direitos”, ressaltou.

Diana acrescentou que está participando das rodas de capoeira e fez recentemente o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. “Quero colocar minha filha menor na creche e arrumar um emprego, com o curso sei que terei mais oportunidade”, disse.

Garantia de direitos

Durante a Conferência Municipal, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de junho, será apresentado o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.

O objetivo principal da conferência é trazer para o debate os usuários da política de Assistência Social, para que eles possam contribuir contando sua realidade de vida e as demandas de acesso para melhoria dos serviços.

Programação

Nesta quarta-feira, 21, a programação continua no Centro de Convivência do Setor Novo Horizonte, no Centro de Convivência do Setor Costa Esmeralda e no Centro de Convivência do Idoso, no Setor Couto Magalhães.

Os eventos são organizados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Fonte: Prefeitura De Araguaína – ASCOM