A prefeita de Xambioá, Patrícia Matos, esteve com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, para entregar o “Planejamento para o Desenvolvimento Turístico de Xambioá”, para o período 2017-20. “Xambioá é festa o ano todo”, lembrou a gestora, ao considerar que a cobrança por um bom trabalho também é constante. O projeto visa valorizar a história e os atrativos naturais como fatores para alavancar o turismo do município.
O presidente da Adetuc, que visitou a cidade durante o Carnaval e se encantou com a programação e organização da festa, reitetou a disposição do governador Mauro Carlesse em fomentar o desenvolvimento do turismo no Estado. Também convidou Patrícia Matos a participar de reunião com os prefeitos marcada para o dia 16 de abril, com o intuito de orientar os gestores sobre a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro. Xambioá já integra o mapa tocantinense, mas assim como outros municípios, deverá atualizar suas informações.
Localizada no Bico do Papagaio, a certa de 500 km de Palmas, Xambioá recebe grande fluxo de visitantes durante o Carnaval e a temporada de praia, além de contar com várias festas tradicionais, como o Aviva Xambioá. Banhada pelo Araguaia e outros sete rios, possui balneários, corredeiras propícias ao rafting e ainda atrai interesse por ter sido palco da Guerrilha do Araguaia, movimento contra a ditadura militar que se prolongou entre os anos de 1967 e 1974.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Ridoval Darci Chiareloto, acompanhou parte do encontro.
São Miguel
A prefeita de São Miguel do Tocantins, Elisângela Alves, também esteve com o presidente da Adetuc para tratar da temporada de praia do seu município. Tom Lyra apresentou a gestora a sua equipe de turismo, que prestou as informações necessárias ao fortalecimento do seu projeto.
Localizado na região Norte, divisa com o Maranhão, a 637 km de Palmas, o município atrai grande número de veranistas da cidade de Imperatriz e outras localidades. “Nós temos três praias, do Porto, do Viral e Goiás”, explica a prefeita, lembrando do incremento econômico que a temporada traz aos 12 mil habitantes.
________________________________________________________________________