O prefeito eleito de Araguanã, Fernando Luiz dos Santos renunciou o cargo no final desta sexta-feira, 29. A informação foi confirmada á Gazeta do Cerrado por aliados do gestor que alegam “desilusão”com o mandato. “Pensava que era uma coisa, e encontrou outro cenário”, contou um aliado. Ele teve 66,36% dos votos.

A carta de renuncia já foi encaminhada para o presidente da Câmara, Cícero Cruz de Araújo. O vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito, será empossado pela Câmara da cidade no dia 3 de janeiro, em sessão extraordinária já marcada, conforme mostra ofício ao qual nossa equipe teve acesso.

Decisão recente

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) extinguiu este mês dois recursos contra a expedição de diploma do prefeito de Araguanã, Fernando Luiz dos Santos (PSD), apresentados pelo Ministério Público (MPE) e pela candidata derrotada nas eleições de 2016 Walcirene Gonçalves (PR). A decisão foi unânime. Todos os magistrados acompanharam o voto da desembargadora ngela Prudente, relatora do caso.

As ações foram apresentadas quando, após as eleições, descobriu-se que Fernando Luiz possuía condenação em processo criminal que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Segundo informações da defesa, a desembargadora ngela Prudente decidiu extinguir os processos sem julgamento de mérito, entendendo que os recursos impetrados não possuíam condições jurídicas para serem analisados.