O prefeito de Marianópolis, Isaias Piagem (DEM), publicou um decreto suspendendo as aulas, o atendimento médico e transporte de moradores da zona rural do município devido à Operação Canguçu, que vem perseguindo criminosos na região há uma semana.

A medida foi adotada visando garantir a segurança dos alunos, servidores da saúde e da população em geral, permitindo que a Polícia Militar possa realizar seu trabalho de forma eficiente. O decreto suspende as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública Municipal na zona rural, o atendimento médico e dos agentes de saúde na zona rural, o transporte dos produtores da quinzena realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o transporte de jogadores da zona rural que participam do Campeonato Municipal de Futebol de Campo e a manutenção de estradas vicinais na região onde concentra a operação de buscas.

O decreto foi publicado no dia 16 de abril e valerá enquanto perdurar a operação policial na região. A operação conta com a participação de cerca de 350 homens e utiliza recursos como aeronaves, barcos, drones e cães na busca pelos criminosos que fugiram para o interior do Tocantins após tentar assaltar uma transportadora de valores em Confresa (MT).

Até o momento, dois suspeitos foram presos e dois morreram em confrontos, sendo que a ação criminosa tem causado prejuízos à região, inclusive afetando a colheita devido à insegurança e risco de novas ações criminosas. A Polícia Militar do Tocantins e de Mato Grosso estão empenhadas na operação e os policiais só sairão da região quando todos os criminosos forem capturados.

Veja que foi suspenso pelo decreto:

o decreto:

  • São suspensas, pelo período da operação, todas as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública Municipal, sendo 1 (uma) Creche e 3 (três) Escolas de Ensino Fundamental [que ficam na zona rural].
  • Fica suspenso o atendimento médico e dos agentes de saúde na Zona Rural do Município, permanecendo apenas os trabalhos de emergência. Os atendimentos de Urgência e Emergência e da UBS realizados na sede do Município permanecem em funcionamento normal.
  • Fica suspenso o transporte dos produtores da quinzena realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.
  • Fica suspenso o transporte de jogadores da Zona Rural os quais participam do Campeonato Municipal de Futebol de Campo.
  • Fica suspenso toda manutenção de estrada vicinal que envolva a região onde concentra a operação de buscas.

 

O decreto foi publicado nesse domingo, 16, e vai valer enquanto durar a operação policial na região.