Maju Cotrim
Alguns prefeitos que vão fechar o mandato em dezembro deste ano já são cotados para disputa nas eleições de 2022 quando a população vai ás urnas novamente escolher governador, 24 deputados estaduais, oito federais e mais uma vaga para o Senado.
O gestor de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos) já tem clara pretensão para 2022 tendo admitido isso várias vezes e até em eventos da legenda. O foco dele é o governo do Tocantins.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira também pretende disputar o pleito de 2022. Ele não conseguiu emplacar o sucessor.
Avelino: político histórico
Ex-governador e atual prefeito de Paraíso , Moisés Avelino do MDB encerra o mandato também este ano e mesmo no auge dos 80 anos não deixa de ser cotado para disputar algum cargo em 2022. Ele comentou este ano á Gazeta o assunto quando disse que pretende avaliar como poderá ajudar o Estado após encerrar o mandato.
Rabelo e Jairo
Pela região de Colinas um nome que já é cotado é o de Adriano Rabelo que encerra mandato também no fim deste mês mas já é visto como um potencial nome para construir uma candidatura à Assembleia Legislativa.
O atual presidente da Associação Tocantinense de Municípios, ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano também é cotado para uma projeção estadual no pleito de 2022.
Outros gestores que não foram reeleitos também vão analisar o cenário e a possibilidade de disputar vagas na Assembleia.
Na região Sudeste do Tocantins alguns futuros ex-prefeitos também estudam se candidatar em 2022 para representar a região.
De ex-prefeitos a deputados
A Assembleia tem atualmente vários ex-gestores que viraram deputados: de Pium, Nilton Franco, de Sítio Novo, Jair Farias de Tocantinópolis, Fabion Gomes, Amélio Cayres e de Araguaína,Valderez Castelo Branco.