A Prefeitura de Araguaína orienta que a população fique alerta com a ocorrência de tentativas de golpe envolvendo falsas notificações em nome do Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe). O conteúdo golpista está sendo enviado por meios digitais, como e-mail, sem a devida identificação e autenticidade dos documentos oficiais emitidos pela Prefeitura.
O diretor de Fiscalização do Demupe, Nicásio Rodrigues, esclarece que o departamento possui formas padronizadas de contato com protocolo de segurança e identificação.
“Normalmente, a notificação é feita pessoalmente. Se o contribuinte não for localizado, a notificação é enviada por e-mail ou WhatsApp, mas sempre com os devidos elementos de identificação, como assinatura do fiscal, logotipo da Prefeitura e o símbolo do Demupe. Essa demanda ocorre normalmente com a provocação do próprio contribuinte, por denúncia que demande fiscalização ou identificação pela própria autoridade fiscal”, afirma Nicásio.
Se o contribuinte receber uma notificação e tiver dúvidas sobre sua autenticidade, a orientação é entrar em contato com o DEMUPE por meio dos canais oficiais: (63) 99949-5394 / 99972-6133, ou pelo e-mail [email protected].
Como é o golpe e como denunciar
No e-mail enviado, os golpistas pedem que o cidadão clique em um link para confirmar informações. A principal orientação do Demupe é que a pessoa não clique e faça a denúncia junto às autoridades competentes.
A Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) está disponível pelo telefone (63) 3218-6986. Também é possível registrar um boletim de ocorrência (BO) de crime cibernético por meio da Delegacia Virtual do estado ou pelo Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os crimes virtuais ainda podem ser denunciados na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal, por meio do e-mail [email protected].
A Prefeitura de Araguaína reforça que a população deve estar atenta às tentativas de golpe e utilizar os canais oficiais para esclarecer dúvidas. Os fiscais do Demupe estão à disposição para atender a comunidade e garantir que as notificações sigam os procedimentos legais e seguros.
Paulo Nunes
Foto: Divulgação