Reforma do Circo os Kako – Foto -Acervo Circo Os Kaco

Se formos definir o ano de 2020 em uma palavra, essa palavra seria reinventar-se. O ano de 2020 foi o ano que todos tivemos que nos adaptar há uma nova realidade e a classe artística foi a que mais teve que reinventar-se para essa adaptação, os artistas tiveram que descobrir novos meios e formas de se fazer a arte no mundo pandêmico.

Para o Centro Cultural Circo Os Kaco não foi diferente que aproveitou a pausa das práticas presenciais para realizar uma grande reforma na infraestrutura do espaço interno da lona do Circo. Através do prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, foi possível realizar uma grande conquista, construir um piso de concreto polido e adquirir alguns materiais essenciais para as atividades, como climatizadores para deixar o ambiente mais confortável e, com destaque, uma rede de cama elástica profissional.

Tudo isso para melhor atender os artistas que ali ensaiam, alunos e os expectadores do Circo que após a pandemia poderão usufruir dessas melhorias.

“Não vemos a hora de dançar um forró debaixo da lona do Circo, o piso agora está perfeito para uma boa dança, até o Luiz Gonzaga, o Rei do forró, fez um dos seus maiores shows musicais debaixo de uma lona e isso é tradição! ” Diz André Rodrigues, um dos integrantes do corpo circense e da charanga do Centro Cultural.

Reforma do Circo os Kako – Foto – Marina Marques

O Projeto

O Centro Cultural Circo Os Kaco tem o apoio da Prefeitura de Palmas com o espaço cedido desde 2016 para a realização das suas atividades. Porém, foi em 2019, por meio do Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Circo, que o Centro Cultural conseguiu realizar o projeto de melhoria na infraestrutura.

Na categoria selecionada do Prêmio, o Circo Os Kaco foi o único Circo fixo do Tocantins que ficou entre os 10 colocados, sendo um dos projetos premiados da região norte do país. A execução do projeto estava marcada para início de 2020, porém, com a pandemia o projeto precisou ser adiado, e foi concluído no mês de dezembro desse ano.

Reforma do Circo os Kako – Foto – Marina Marques

Para Kadu Olivê, Presidente do Centro Cultural, o Projeto foi a realização de um sonho.

“Para quem conhece o Centro Cultural sabe que essa melhoria foi uma conquista árdua e muito merecida, uma vez que de 330 metros quadrados, apenas 50 eram concretados dentro do espaço interno da lona, e depois de 8 anos conseguimos fazer essa reforma, é a realização de um sonho”. Kadu ainda nos conta como a reforma afetará as atividades do Centro Cultural

“O piso proporcionará uma evolução artística e uma ampliação das  atividades, quanto a conseguir atender uma maior quantidade de pessoas, não só para as atividades de Circo, mas para todas as ações realizadas ali, como yoga, capoeira angola, permacultura, ensaios, shows musicais e etc”.

Reforma do Circo os Kako – Foto – Marina Marques

Sobre o Circo os Kaco

O Centro Cultural Circo Os Kaco é o único Circo fixo do Estado do Tocantins, catalogado pela CIRCUS – Centro de Pesquisa em Circo da UNICAMP como o único Circo Social do Norte do País. Tem se despontado como um exemplo de organização social e ambiental em todo Brasil além de realizar um dos maiores Festivais de Circo do Brasil que nesse ano de 2020 fez o 1º Festival de Circo Online do Mundo, O Festival de Circo de Taquaruçu. Em 2021 o festival segue para a sua 8º edição com patrocínio do Rumos Itaú Cultural.

Por Ana Elisa/Assessoria Circo Os Kaco