Em 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e pela segunda vez a data se dá em meio à pandemia do coronavírus. Como forma de gratidão pelo lindo trabalho realizado pelos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem a Escola Adventista de Palmas decidiu tornar o dia dos profissionais um pouquinho melhor.
A ação foi realizada primeiramente na Unidade de Saúde da Família (USF) da 210 Sul, a partir das 8h. Os profissionais foram recepcionados com música, faixa de homenagem e balões. “Nunca lembram da gente como profissão, como classe. Quando eu cheguei e vi tudo isso, mudou meu dia literalmente, fiquei muito feliz”, afirma Vanessa Gomes, 27, uma das enfermeiras da unidade.
Além da decoração a ação teve momentos de oração, fala sobre a importância da profissão da área da enfermagem e entrega de presentes, dentre eles, bandeja de café da manhã e faqueiro. “Queremos estender nossas comemorações durante todo o dia com as homenagens e também prestando um serviço comunitário ao melhorar o visual da unidade. Vamos pintar, limpar a área externa e revitalizar o jardim. O objetivo é deixar o ambiente mais leve e alegre”, explica Joel Santos, diretor da Escola.
O segundo ponto de ação foi o Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (HGP) que conta com mais de mil profissionais da enfermagem. A ação aconteceu em algumas alas do hospital e contou com homenagens cantadas, mensagem bíblica, presentes e muita emoção. “É muito gratificante, em meio a essa pandemia, em meio a essa loucura que estamos vivendo, a gente ter a oportunidade de chegar e ter uma recepção dessa, acalma nosso coração, alivia nossa dor, a gente fica mais tranquilo, fica satisfeito por estar sendo reconhecido, dá um up na equipe, foi maravilhoso a presença de vocês nesse dia”, se emociona Micaele Falcão, 24, coordenadora da equipe de enfermagem.
Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, a ação conseguiu alcançar o coração do hospital. “A gente conseguiu atingir 50% do nosso hospital, as UTIs pediátricas, a psiquiatria e o pronto socorro, esses profissionais são o coração do hospital. Foi uma satisfação muito grande receber a Escola Adventista aqui para está comemorando o dia da enfermagem com os nossos servidores, como gestor do hospital só tenho a agradecer “, declara Toledo.
Ao todo 165 profissionais da enfermagem foram presenteados e homenageados pela escola. A comunidade escolar concluiu a ação com o sentimento de gratidão e dever cumprindo. “Quando pensamos nesta ação junto com a equipe da escola o intuito era impactar a vida desses profissionais para que eles realmente sentissem a importância do trabalho que eles oferecem para a comunidade e ao estarmos aqui e ver a emoção deles sentimos que foi um momento especial para eles, mas também para cada um de nós”, confessa Leonelson Silva, 35, vice-diretor da escola.
Sobre a Educação Adventista
Há mais de 120 anos, a Educação Adventista fundamenta a sua filosofia em sólidos princípios e valores, que são aplicados diariamente nas atividades estudantis, por meio de um sistema de ensino próprio, com professores qualificados e consultoria pedagógica especializada. A rede adventista conta com 7.842 Instituições de educação em todo o mundo. No estado do Tocantins são três unidades que atendem mais de 2.300 estudantes do maternal ao Ensino Médio.
Fotos: Divulgação assessoria
Fonte: (assessora de comunicação da Igreja Adventista no Tocantins)
Retrospectiva Gazeta 2020: Histórias de superação e inspiração que trouxeram esperança para um ano tão turbulento no TO