Produto é certificado e deve ter a etiqueta de eficiência energética - Foto - Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Produto é certificado e deve ter a etiqueta de eficiência energética – Foto – Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Nos últimos dias está diferente e o calor tem castigado. O Tocantins é um estado com temperaturas elevadas e o aparelho ventilador está presente em muitos lares, instituições públicas e privadas, estabelecimentos comerciais para refrescar o ambiente.

Como produto certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o ventilador deve conter o Selo Inmetro e o de Eficiência Energética.

A Agência de Metrologia é o órgão delegado Inmetro e é da sua competência a fiscalização no momento da comercialização para averiguar produtos que contam com certificação e que devem conter o Selo Inmetro. A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre com os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que periodicamente os agentes metrológicos vão a campo para observar se as mercadorias ostentam a certificação e se atendem à legislação vigente, mas “além do trabalho da Agência, é importante que o consumidor crie o hábito de buscar o Selo do Inmetro nos produtos antes de fechar a compra. Ele é uma garantia que durante a fabricação foi atendido todos os requisitos necessários”, aponta o gestor da pasta.

Qual é a função do Selo de Eficiência Energética?

O intuito é orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.

Para isso existe o Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente Selo Procel, instituído por meio do Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993, é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Isso significa que o produto foi testado em laboratórios credenciados, sob a supervisão do Inmetro, que é uma garantia da qualidade do aparelho que está sendo comercializado.

Para mais informações sobre o Selo Procel, bem como as tabelas completas dos equipamentos contempladas com o Selo, acesse www.eletrobras.com/procel

Sobre a Etiqueta de Selagem e como compreender as letras

Os equipamentos que recebem o selo A possuem o melhor índice de eficiência energética da sua categoria. São submetidos a ensaios específicos em laboratórios idôneos, sendo comprovadamente mais econômicos. Ao adquirir um produto com este selo está garantindo economia na conta de energia elétrica.

A etiqueta de selagem, com letras de A a G, informa a eficiência energética, onde a letra A é a mais eficiente e a G é a menos.

Dicas importantes sobre o ventilador

  • Tradicional item nos lares brasileiros, os ventiladores podem ser um bom aliado para aplacar o calor gastando menos que ao usar o ar-condicionado.
  • No chão, no teto ou na parede são sempre uma opção mais em conta para refrescar os ambientes.
  • Observe a quantidade de vento que o ventilador é capaz de produzir. Na Etiqueta do Inmetro, você é informado quanto à vazão do ventilador. Assim, se dois modelos consomem a mesma quantidade de energia, opte por aquele de maior vazão, porque certamente será capaz de ventilar mais que o outro.
  • O índice de eficiência energética constante na Etiqueta traz essa relação entre vazão (“quantidade de vento”) e energia consumida: assim, opte pelos produtos de maior eficiência!
  • Seja qual for o modelo do ventilador é importante fazer a limpeza e manutenção para facilitar a circulação do ar.
  • Os parafusos devem estar sempre firmes, as hélices balanceadas e, no caso do modelo de teto, verifique se a lâmpada é a indicada pelo fabricante.
  • Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente e só deixe ligado enquanto você estiver no espaço.

Cuidados importantes para uma boa compra

– No momento da compra, procure testar o ventilador / circulador. Veja se ele atende à sua expectativa e “venta” como você gostaria;

– Importante! Leia as instruções da embalagem e do manual de instruções. Se não compreendeu alguma instrução, ligue para o SAC do fabricante;

– Ventiladores / circuladores nunca devem estar ao alcance de crianças, especialmente as menores cujos dedos passam facilmente pela grade;

– Para realizar a limpeza do aparelho, desligue-o da tomada;

– Não deixe o aparelho ligado sem necessidade. Ao sair do ambiente, desligue o ventilador / circulador;

– Cuidado e atenção ao mover o ventilador / circulador. Desligue primeiro, aguarde a hélice parar de funcionar e somente depois mova o aparelho para a posição escolhida, sendo que esta deve ser plana e suficiente para que o aparelho esteja estável.

Fonte – Ascom AEM-TO