Rogério Tortola – Gazeta do Cerrado/ Foto: Joelma Cristina
Esta quarta-feira, 20, os deputados tiveram uma agenda cheia e já é possível perceber o ritmo que presidente da Casa, Antônio Andrade (PHS) quer dar na sua gestão. Em entrevista para Gazeta do Cerrado, o presidente avaliou o dia de hoje e apontou os próximos passos que o parlamento deve seguir.
– Reunião da Saúde
O primeiro compromisso da tarde foi a reunião dos deputados com o secretário da Saúde, Renato Jaime. Antônio Andrade chegou quase no meio da reunião, junto com o secretário de Comunicação, João Neto. Ele fez a seguinte avaliação do encontro:
“A vinda do secretário (Renato Jaime) foi muito importante, vários deputados fizeram suas colocações, o secretário deve pegar estas sugestões e colocar em prática. A saúde já melhorou, mas tem muito a fazer, muito a melhorar. O Renato é um secretário competente e tem tudo pra fazer uma grande gestão”, disse o presidente.
– Aproximação com poderes
Andrade quer ouvir outros secretários, outros representantes de órgãos e ainda dar andamento a projetos que segundo ele, estavam engavetados. Como o projeto aprovado nesta quarta que permite que promotores de terceira entrância (acima de 35 anos e com mais de 10 anos de exercício) possam concorrer ao cargo de procurador-geral.
“Nós queremos uma aproximação com todos os poderes. Nós vamos chamar aqui o secretário de Segurança Pública. Hoje recebemos também o procurador-geral do Ministério Público, Dr José Omar. Aprovamos hoje um importante projeto onde dá oportunidade para o promotor de concorrer a procurador-geral”.
E continuou: “Este projeto estava aqui há quase um ano e nós resgatamos, estamos fazendo uma força tarefa para colocar todos os projetos que estão parados na Assembleia em discussão e votação no plenário. Para que a gente realmente possa limpar, é um limpa gaveta”.
– Orçamento
Sobre o orçamento presidente acredita que na próxima semana se votam a MP da Estruturas e Orçamento.
“Como mudou a estrutura com a reforma administrativa e o governador quis mudar algumas coisas no orçamento, acredito que na semana que vem se vota esta estrutura e este orçamento”.
– Polêmica das nomeações
Questionado sobre as nomeações que foram feitas e geraram algumas reclamações, o presidente disse que erros acontecem e chamou para si a responsabilidade do erro já reparado, segundo ele. Uma das nomeações polêmicas foi a do ex-prefeito Homero Barreto Júnior para uma das diretorias de Comunicação, o que foi revisto pela Casa após ampla polêmica. Outro caso é de uma irmã do vice-governador Wanderlei Barbosa que é tia do deputado Léo Barbosa que também foi nomeada para um cargo na Casa de Leis.
“Isso normal acontece quem nunca errou na vida? Erramos peço desculpas e vamos fazer a coisa correta. É seguir em frente, não vamos é insistir no erro. Eu assumo a responsabilidade, eu errei”, assume o presidente.
Ele ainda esclareceu como foram feitas estas escolhas. “Aqui a gente administra com todos os deputados, todos são a sua contribuição e foi passado para um deputado e ele fez a indicação. Isso aí acontece, já consertamos a comunicação os outros que foram feitos errados nós vamos consertar”, finaliza Andrade.