De Araguaína – Maju Cotrim
Cerca de 70 prefeitos do Tocantins participaram de evento com ministro da Educação, Milton Ribeiro em Araguaína nesta segunda-feira, 27.
“Hoje é realmente um momento inédito, Araguaína se torna a capital do municipalismo, são mais de 70 municípios”, disse o presidente da ATM, Diogo à Gazeta.
O presidente disse que não há repasses em atraso para os municípios. “Até o momento não tem atraso”, disse.
O Transporte escolar segue como principal gargalo das prefeituras no Tocantins, segundo ele.
“Estamos retornando as aulas com muita dificuldade, o transporte escolar e o maior problema, o dinheiro da união não suficiente, precisamos que ele mesmo se pague”, disse.
“Precisamos de recursos para reforma de escolas principalmente nas escolas mais longínquas”, disse.
A ATM fez pedidos ao ministro. “O principal pedido será para nos ajudar a tirar as pendências dos municípios e reajustar o repasse do transporte escolar”, disse.
No discurso no evento, Diogo Borges falou das dificuldades com a pandemia e disse que as gestões enfrentaram de frente. Segundo ele, quase todas as cidades já retornaram às aulas.
“A economia dos municípios está devastada, peço que o senhor possa ajudar os municípios do Tocantins”, pediu ao ministro.
“Nossa educação no Tocantins os municípios chegam a investir 35% na educação, hoje enfrentamos muitas dificuldades com obras de gestões passadas que estão paradas”, citou.
“Aqui no TO ha um bom tempo não se discute nada sem falar com os prefeitos antes porque temos nossa independência”, disse.
Wagner
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues também falou e exaltou os índices da cidade.
“Esse é um encontro técnico e oportunidade de tratar dos assuntos da educação”, disse.
“Nos últimos anos Araguaína passou por uma transformação”, disse.
“Temos mais de R$ 350 milhões investidos neste momento em obras e infraestrutura”, disse ao citar algumas obras como a Vianorte que é a maior obra de engenharia urbana no Estado do Tocantins.
Ele disse que são 800 km de asfalto usinado e na educação 40% do orçamento é investido na área. A cidade tem três escolas em construção.
A cidade tem a única escola pública para autistas do Tocantins e disse que o município tem o 4º melhor salário do país na educação. O gestor falou ainda dos índices do Ideb.
Ele falou ainda de Ronaldo Dimas e disse que todo o trabalho foi iniciado por ele.
“Queremos e precisamos de mais”, disse.