Rogério Tortola – Gazeta do Cerrado

Durante coletiva no início da noite deste domingo, 28, o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, reuniu a imprensa e fez um balanço sobre as eleições presidências aqui no Tocantins.

O presidente começou ressaltando que este segundo turno foi marcado pela tranquilidade.

“Foi uma eleição muito tranquila onde tivemos apenas 13 ocorrências, uma ocorrência apenas com um pequeno distúrbio, em relação ao conflito do eleitor com mesário, o eleitor se negou se identificar e tentou forçar o exercício do voto”, pontuou o presidente do Tribunal.

As demais ocorrências, em sua maioria, foram de tentativa de registrar o voto com celular o que é proibido.

26 urnas foram substituídas, uma urna na Aldeia Macaúba teve um problema recorrente e para não usar o voto de papel foi encaminhado outro equipamento via transporte aéreo.
1439 eleitores estavam aptos a votar, foram utilizados 870 locais, onde funcionaram 4.147sessões eleitorais, 4.872 urnas foram utilizadas e 5.039 indígenas estavam aptos a votar.

Segurança

O aparato de segurança contou com 1.038 policiais militares, 35 policiais federais, 300 policiais civis, 70 bombeiros, 20 agentes da PRF, 300 homens do Exército.

As conversas via whatsapp entre facções, apenados e terceiros estavam sendo monitoradas, “nos antecipamos e deixamos as coisas bem encaminhadas para que tudo corresse com tranquilidade”, afirmou o desembargador.

Custo do voto

Foram gastos R$13.024.881,00, para realizar esta eleição, com isso cada voto tem um custo de R$ 12,52

Ouvidoria

Ouvidoria recebeu 325 ligações, 102 referente a locais de votação, 77 consultas de títulos, 54 informações sobre justificativas e 35 denúncias que vão ser apuradas.

Quatro eleições em um ano

O presidente destacou o fato inédito de realizar quatro eleições em um ano, para ele isso só foi possível graças ao empenho de todos.

“Nossa missão foi cumprida com exatidão, transparência e muita honestidade, tivemos as auditorias realizadas com muito sucesso”, finalizou o desembargador.