Ação está sendo realizada com foco na prevenção do surto de Coronavírus

Com foco na prevenção do surto de Coronavírus, estão sendo executados mutirões de limpeza em todas as 37 unidades do Sistema Penitenciário e Prisionais do Estado do Tocantins (Sispen/TO).

As ações estão sendo realizadas segundo determinação do Governo do Estado e executadas pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

O secretário da Seciju, Heber Fidelis, que é o presidente do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle a Covid-19, ressaltou que as ações envolvem todos os gestores. “

Temos trabalhado junto aos gestores desde o anúncio da pandemia para que endossem as orientações que estão sendo repassadas pelo Governador. Nos adiantamos criando um Plano de Ação no combate a Covid-19 e acreditamos que com o trabalho em conjunto, o Coronavírus não ultrapassará os muros das unidades prisionais”, ressalvou.

A participação dos presos tem sido de grande importância – Divulgação Seciju – Governo do Tocantins

Leia também – Suspensão de visitas nos presídios no Tocantins é prorrogada

Mutirões

Nos mutirões de limpeza têm sido usados produtos como saponáceos, hipoclorito de sódio e álcool.

Dentre as ações, estão ocorrendo reuniões de alinhamento e reforço de procedimentos de segurança e saúde, higienização com álcool dos objetos pessoais e colchões de internos, higienização de celas, grades, corredores, cadeados, algemas e outros objetos com água sanitária e distribuição de kit’s de higiene e limpeza para os internos.

De acordo com o superintendente do Sispen-TO, Orleanes Sousa, além dos produtos enviados pela Seciju, também têm chegado itens de limpeza fruto doações de órgãos do Sistema de Justiça, dos Conselhos da comunidade, das organizações religiosas e também da própria sociedade civil.

“Sempre ocorreram as limpezas periódicas nas unidades prisionais do Estado, todavia, em meio a este surto de Covid-19, os trabalhos foram intensificadas, temos nos unido contra este vírus e iremos vencê-lo”, concluiu.

Colchões e pertences têm passado por processos de limpeza – Divulgação Seciju – Governo do Tocantins

Fonte e Fotos: Seciju

#SóNaGazeta
#LimpezaDosPresídios
#Coronavírus