A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, deu início neste sábado, 19, à oitava fase da “Operação Lockdown” nos presídios e cadeias públicas do Tocantins. Nesta etapa, que segue até o dia 20 de outubro, 17 estabelecimentos penais foram selecionados para continuarem recebendo os novos presos durante o período de Pandemia, evitando assim a disseminação do Coronavírus entre servidores e pessoas privadas de liberdade.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, explicou que os trabalhos no combate à Covid-19 no seguem por meio da continuidade do Plano de Ação. “Todas as providências em relação ao Sistema Penal nesse período de pandemia foram tomadas segundo orientações técnicas de profissionais da saúde, o que nos garantiu um cenário controlável diante dessa situação. Continuaremos firmes em todos os procedimentos de segurança, prevenção e combate à doença dentro das unidades prisionais do Tocantins”, afirmou

Sobre a logística da nova fase da Operação, o gerente de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz Texeira, explicou que nessa etapa a Unidade Prisional (UP) de Porto Nacional será fechada para recebimento e serão reabertas as Unidades Penais de Talismã e Arraias, uma vez que ambas estão com o ciclo da Covid-19 encerrado. “Todas as ações estão sendo feitas de forma responsável garantindo a segurança e o direito a saúde dos servidores e dos custodiados”, ressaltou.

Ainda segundo o gerente, “readequamos o número de regionais, aumentamos de cinco para oito na configuração que abrange as 38 unidades prisionais do Tocantins, o que irá favorecer a Segurança Pública de Estado e também a execução da Operação Lockdown”, finalizou o gerente.

Unidades que receberão ingressos no Sistema nesta fase da Lockdown

Região 1

UP de Araguatins Unidade Regional

UP de Tocantinópolis

Região 2

CPP de Araguaína

UPF Babaçulândia

Região 3

UP de Guaraí Unidade Regional

UP de Colinas

UPF de Pedro Afonso

Região 4

CPP de Paraíso Unidade Regional

UP de Araguacema

Região 5

CPP de Palmas Unidade Regional

CPP de Miracema

UPF Lajeado

UPF Palmas

Região 6

CPP Gurupi

UPF Talismã

Região 7

CPP de Dianópolis

Região 8

UP de Arraias

Lockdown

A “Operação Lockdown” integra uma série de medidas adotadas pela Seciju desde o anúncio da pandemia, entre elas estão a suspensão de visitas às unidades, destinação de celas de isolamento para os novos presos, protocolos de limpeza e higienização do ambiente, uso obrigatório de máscara dentro das unidades, triagem em servidores, prestadores de serviços e representantes do judiciário que pretendem entrada as unidades prisionais e ainda foi estipulado o contato mínimo entre agentes e reeducandos.