Ação foi realizada na zona rural do município
Um homem de 48 anos foi preso em Lizarda, na região leste do estado, por suspeita de aplicar golpes financeiros contra uma vítima de 59 anos. O investigado teria usado a conta bancária do alvo para fazer saques, empréstimos e gerou um prejuízo de mais de R$ 15 mil.
A prisão aconteceu nesta quinta-feira (23), na zona rural da cidade. De acordo com a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado pela 79ª Delegacia quando a própria vítima procurou as autoridades.
O homem de 59 anos contou que tem pouca instrução e, por confiança no investigado, deixou que ele o ajudasse com tarefas bancárias, como transações em caixas eletrônicos e a usar o cartão de crédito.
Com acesso às senhas, o homem suspeito começou a fazer os saques e empréstimos. A vítima se deu conta da dívida quando passava de R$ 15 mil. Conforme o delegado-regional Túlio Pereira Motta, além do prejuízo financeiro, o golpe causou grande abalo emocional à vítima.
Um inquérito foi instaurado para apurar o suspeito e ele foi localizado nesta quinta-feira. À polícia, ele não confessou o crime, mas disse que teve acesso às contas e ao dinheiro com o consentimento da vítima.
Desse modo, logo após tomar conhecimento do caso, o delegado Túlio instaurou o inquérito policial e, assim, os policiais civis da 79ª DP empreenderam diligências e localizaram o paradeiro do indivíduo. Ele não confessou a prática dos crimes, mas admitiu que teve acesso às contas, gastou dinheiro da vítima e que fez tudo com o consentimento da mesma. Porém, durante os levantamentos, a equipe policial descobriu que havia um mandado de prisão em aberto contra o homem por não pagamento de pensão alimentícia.
Diante dos fatos, o homem que também é investigado por crimes semelhantes, foi preso e conduzido até a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Palmas, e após a realização das providências legais cabíveis, encaminhado à Unidade Penal da Capital, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
O delegado Túlio faz um alerta a toda a população para que mantenha vigilância sobre seus cartões bancários e jamais permita que qualquer pessoa possa ter acesso aos seus dados e senhas, a fim de não incorrer em prejuízo. “O cidadão deve ficar atento e nunca aceitar ajuda de terceiros ou entregar seu cartão bancário ou outros dispositivos que possam ser manipulados por outras pessoas, uma vez que a probabilidade de cair em um golpe é muito grande e o prejuízo pode ser de grande monta”, frisou.