A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Euvaldo Thomaz (CAPS) abriu, oficialmente, na manhã desta terça-feira, 10, a Campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à Prevenção do Suicídio. Trata-se de uma mobilização iniciada no Brasil ainda em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o “ato intencional de matar a si mesmo”, bem como evitar o seu acontecimento.

A abertura do evento aconteceu na sede do CAPS, no setor Vila Nova, e contou com a participação dos usuários da unidade e dos profissionais que integram a Rede de Assistência.

Ao falar da importância da Campanha, a coordenadora da Unidade, Eunicelha Lemos abordou os aspectos que envolvem a rede de proteção e cuidados dentro do Município.

“Neste dia 10 de setembro Lembramos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e a Campanha Setembro Amarelo, o que nos traz o desafio de mobilizar nossa rede de atenção à saúde em todas as esferas. Em parceria com a Secretaria da Saúde e demais pastas do executivo municipal, unirmos forças em prol de ações que serão intensificadas neste mês, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar da população”, observou a Coordenadora.

A médica Psiquiatra, Carolina Mata, abriu o evento com uma palestra trazendo esclarecimentos pontuais sobre a Saúde Mental e cuidados que devem ser tomados dentro do trabalho de prevenção.

Ao responder a um questionamento dentro da palestra, a médica falou sobre o suicídio, dizendo que “o maior instinto que o ser humano tem é a sobrevivência, e que a pessoa que vai tentar ou tenta contra sua própria vida, sempre dá vários sinais de avisos, porque o sentimento não é normal”, afirmou Carolina Mata.

Sensibilidade e Proteção

“Nós sabemos dos desafios que envolvem o tema “Suicídio” e os cuidados que são necessários para fazermos esse enfretamento. A sensibilidade é dos pontos chave. Não é momento de fazermos julgamentos, apontamentos e nem críticas, e sim abraçarmos mais e respeitarmos mais. No CAPS temos uma Rede Especializada de Atendimento. Uma casa de acolhimento, cuidado e amor”, disse a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito.

“Neste Setembro Amarelo teremos uma série de atividades que serão realizadas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas escolas municipais – pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) e em toda a Rede Municipal de Saúde, bem como na UPA, CEME, CAPS e CEO,” acrescentou a Anna Crystina.

Participaram do evento de abertura a Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama, Aline Maia, o vice-prefeito, Ronivon Maciel, a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura, o presidente da Fundação da Juventude, Thiago Paulino, a diretora de Atenção Especializada, Cristiane Nunes, além dos diretores, coordenadores e equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.

Texto: Willian da Luz

Fotos: Dornil Sobrinho 

Secretaria da Saúde de Porto