Os últimos dias da Capital têm sido marcados por altas temperaturas e índices baixos de umidade do ar, além de ventos fortes, condições que favorecem o surgimento e espalhamento do fogo, colocando em risco as áreas de proteção ambiental do município. E, de acordo, com os dados divulgados pela Defesa Civil Municipal, o último final de semana do mês junho não vai ser diferente. O tempo deve permanecer, predominantemente, quente e seco.
Os números do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) revelam que, nos próximos dias, a temperatura média ficará em torno dos 37°C e os níveis dos raios ultravioleta seguem altíssimos, daí a necessidade de reforçar as medidas preventivas, como o uso de protetor solar e evitar exposição direta ao sol das 10 às 16h.
No sábado, a temperatura continua alta, permanecendo com 37°C de máxima, mas as pancadas de vento podem chegar até 29 km/h, o que deve amenizar a sensação de calor. Já o domingo continua ensolarado e com algumas nuvens durante o dia, alcançando os 37°C de máxima e os 20°C de mínima. A umidade relativa do ar continua baixa, oscilando entre 51 e 29%.
De acordo com a gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres, Flávia Lustosa, com a predominância do clima seco, se faz necessários aumentar os cuidados. “Nessa época do ano é comum o aumento das queimadas e essa cultura deve ser erradicada, mas para isso é necessário que a população se conscientize e fique em alerta para impedir que novos focos de queimadas se originem”, afirma a gerente.
fonte: Secom Palmas